Faspra diz que Comando toma medida de retaliação sem investigar denúncias

Em nota, o Comando do Corpo de Bombeiros do Tocantins se manifestou nesta sexta-feira (14) sobre as denúncias de assédio moral e sexual na Instituição. Defendeu a Corporação, desqualificou as denúncias e ainda acusou o presidente Federação das Associações das Praças Militares (FASPRA), sargento Jorão Vitor, de ter interesses políticos e pessoais.

Uma pesquisa da Associação de Mulheres Policiais realizada em outubro deste ano revelou que servidores do Corpo de Bombeiros sofrem assédio. Dos 520 militares, 183 responderam ao questionamento que foi aplicado de forma anônima e 62,3% revelaram ter sofrido algum tipo de assédio moral. E 11,5% disseram que sofrem ou já sofreram algum tipo de assédio sexual, sendo a maioria mulher.

O caso foi denunciado no dia 1º de novembro ao Ministério Público Estadual (MPE) pela Federação das Associações das Praças Militares (Faspra). Também foi pedido o afastamento do comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

A Faspra também diz que a Corporação não tomou nenhuma atitude para apurar os fatos e ainda retaliou o presidente da Federação, abrindo um Inquérito.

Confira a nota dos Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) é uma instituição de grande prestígio e reconhecimento pelo serviço que presta à sociedade, e por ter, em seus quadros, homens e mulheres de alto valor e compromisso social, o comando não pode permitir que ações contrárias aos encaminhamentos legais, que devem ser precedidos de denúncia indicativa de vítima e autoria, sejam realizadas aleatoriamente por um militar que tem interesses políticos e pessoais em macular o nome da instituição, para assim, atingir o comando geral. A situação é séria e por se tratar de crime, não cabe pesquisa de WhatsApp com link que qualquer pessoa entraria e votaria quantas vezes quisesse. Os homens e mulheres que pertencem ao CBMTO, não podem ser vítimas de tal atrocidade e receberem o ônus de ações isoladas, que se ocorreram ou se vierem a ocorrer, o comando além do dever ético e legal, tem total interesse em apurar. Até o momento, a corporação não teve acesso aos dados desta enquete. Até a presente data não recebemos notificação de órgãos de controle externo a respeito do caso, nem tampouco, houve registro de denúncias junto aos órgãos internos. Assim, reafirmamos o nosso compromisso em apurar com rigor as notícias de fatos ilícitos que cheguem ao nosso conhecimento. Até o momento, a corporação não teve acesso aos dados desta enquete. Até a presente data não recebemos notificação de órgãos de controle externo a respeito do caso, nem tampouco, houve registro de denúncias junto aos órgãos internos. Assim, reafirmamos o nosso compromisso em apurar com rigor as notícias de fatos ilícitos que cheguem ao nosso conhecimento.

Leia +

http://araguainanoticias.com.br/noticia/52224/corpo-de-bombeiros-do-to-abre-inquerito-contra-autor-das-denuncias-de-assedio-na-corporacao/