Médica oftalmologista, Susan Yano.

A virada de ano é um dos momentos mais aguardados no calendário das festividades. O manuseio incorreto dos fogos de artifícios pode trazer sérios problemas, como queimaduras e lesões nos olhos, já que explosões inesperadas e rojões podem levar até mesmo a perda de visão.

 Segundo a médica oftalmologista, Susan Yano, os fogos de artifícios podem causar sérios danos aos olhos, desde queimaduras nas pálpebras até ferimentos com comprometimento da estrutura do olho.

 "Uma simples e pequena faísca pode causar lesões no globo ocular, na córnea e até mesmo nas vias lacrimais, isso pode comprometer a visão. Em alguns casos, a cirurgia pode ser o tratamento mais adequado", explica.

Nunca utilize colírios ou remédios caseiros, principalmente, se um acidente acontecer durante a queima de fogos, como orienta a especialista.

 "Em casos de queimadura ou ferimento com fogos na região dos olhos, o paciente deve lavar a área com água corrente e não esfregar ou tentar remover resíduos, pois pode afetar o globo ocular. Procure um oftalmologista para que o procedimento seja feito de forma correta", finaliza.