Estão disponíveis aproximadamente 25 espécies, sendo elas frutíferas, nativas e de jardim.

Tornar Araguaína mais verde, sustentável e agradável para todos os cidadãos, este o objetivo da distribuição de mudas feita no Viveiro Municipal. Além das doações, os técnicos que trabalham no local ainda estão disponíveis para orientação aos moradores sobre o plantio e cultivo de hortas.

Localizado na Rua José de Assis, s/n, no Setor Santa Helena, o Viveiro Municipal disponibiliza aproximadamente 25 espécies, sendo elas frutíferas, nativas e de jardim. São mudas como açaí, ata, cupuaçu, aroeira e ipês.  Cada pessoa pode retirar até 20 mudas e, depois de escolher, é preciso apenas preencher um formulário com os dados pessoais e iniciar o plantio. O horário de funcionamento é de 7 às 15 horas.

Conscientização

Os benefícios de plantar uma árvore são inúmeros, segundo o diretor de Parques e Jardins, Alcy Batista. "Além de purificar o ar, ajuda a prevenir erosões causadas pela chuva. Quando se trata do meio ambiente, até pequenas atitudes sustentáveis contam", diz ele. Para o diretor, é preciso pensar que o que é plantado hoje será aproveitado para as gerações futuras.

Ainda de acordo com Batista, o viveiro necessita de doações de sementes e pede à população que, sempre que possível, separar sementes de alimentos que consomem normalmente e levá-las ao local para a criação de novas mudas. "São os pequenos atos de cada um que fazem da cidade, um lugar melhor para todos".

Faça sua horta

O diretor ainda dá dicas para produção de horta caseira e com poucos gastos. "É preciso três pneus velhos, sendo um deles de caminhão, terra vegetal e esterco. Com o maior deitado, faça um corte horizontal, partindo-o então pela metade. Em seguida, coloque um em cima do outro com o pneu maior já cortado no topo. Para dar sustento, pode adicionar areia aos pneus, mas a ideia é usar a criatividade".

Em seguida, ele continua o tutorial para iniciar a jardinagem. "Adicione a terra e depois uma camada de esterco. Para os iniciantes, é indicado o plantio de coentro e cebolinha, que são de fácil acesso, encontrados em mercados e feiras, além de temperos comuns. Corte as raízes e plante-as. Ague duas vezes ao dia e lembre de sempre checar por água parada".