Estão sendo executados os trabalhos de drenagem profunda, com implantação de tubos de concreto que substituirão a rede antiga.

O anseio antigo dos moradores das ruas Pomerodes e Amizade, no Setor Itaipu, de contemplar o asfalto na porta de casa, começa a ser realizado, com as obras de drenagem e pavimentação asfáltica iniciadas este mês pela Prefeitura de Araguaína. Serão implantados 5961.09 metros quadrados de pavimentação, com recursos provenientes de uma parceria entre o Município e o Governo Federal.

A previsão é de que a obra nas duas vias do Setor Itaipu seja concluída até o segundo semestre deste ano. Na primeira etapa, estão sendo executados os trabalhos de drenagem profunda, com implantação de tubos de concreto que substituirão a rede antiga. A segunda etapa será a construção de bocas de lobo e sarjetas, que coletam a água da chuva, facilitando o escoamento.

A drenagem evita enxurradas e alagamentos, além de proporcionar um conjunto de outros benefícios que vão desde a melhoria na mobilidade urbana local à conservação do pavimento. Ao todo, serão mais de 700 metros de rede de drenagem nas duas vias.

Mais ruas contempladas

Visando o fim dos alagamentos em Araguaína, o Município implantou o Plano de Drenagem Urbana (PMDU) que já contabiliza mais de 200 km na cidade. O plano é parâmetro para dimensionar e avaliar o sistema de drenagem dos bairros e subsidia todos os projetos nessa área.

Asfalto de qualidade

Após a implantação da drenagem profunda será a vez da pavimentação. O material utilizado nos trabalhos das ruas Pomerodes e Amizade é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), cujo processo não necessita de um período longo de secagem, além de ter uma durabilidade de até 10 anos.

Em 2018, foram feitos pela Prefeitura de Araguaína mais de 400 km de asfalto novo por toda a cidade.