Funcionários dispensados cobram direitos trabalhistas.

A comunidade do setor Barra da Grota, por anos, sofreu com o forte odor da "graxaria" da Assocarne, que era operada pela Friboitins. Moradores encamparam a luta por melhorias e em vários protestos interditaram a TO-222. Até que a empresa deixou o local e a Frigonorte Sul começou a operar, sem o mau cheiro. Porém, agora surgiu novo problema: atraso de pagamento de funcionários.

Desde quinta-feira um grupo de funcionários está acampado em frente a empresa Frigonorte Sul em Araguaína, para cobrar salário e direitos trabalhistas.

Na semana passada os trabalhadores tentaram impedir a saída de uma carreta carregada de produtos e o protesto virou caso de polícia. Na noite desta terça-feira (29) o AN esteve no local e conversou com os trabalhadores.

Cobranças

Os funcionários relataram que a empresa fez a dispensa, mas não formalizou o processo, dando baixa na carteira e nem os dias trabalhados. Diante disso, resolveram montar uma tenda no local, armar rende e fazer a "vigília" juntamente com a família.

"Cobradores na Porta," diz uma faixa de cobrança na entrada da empresa e a outra complementa:  "Quem tem Fome tem pressa!". Seu Antônio Francisco de Araújo relatou que trabalhou por mais de dez meses na empresa e agora quer receber seus direitos.

--Mandou nós ir embora e não acertou com nós. Nem deu baixa nas carteiras.  Nem fala nos direitos trabalhistas, nem paga o nosso décimo terceiro e nosso FGTS [não foi depositado]. E nem chamou nós para acertar. (...) O que espero é ele [dono da empresa] chamar todos nós que trabalhamos, acertar com nós e ir embora daqui. Relatou o trabalhador, acampado.

Seu João Pereira da Silva também reclama que trabalhou e não recebeu. "Ele mandou tudo mundo ir embora e não acertou nada com ninguém. Não teve acerto, décimo terceiro, nada para ninguém até agora. Vamos ficar aqui [acampado] até ver se resolve esse problema." Disse o trabalhador, afirmando que ao menos 30 pessoas se encontram na mesma situação.

Reunião

Diante do impasse, os trabalhadores e representantes da comunidade se reuniram no Setor Barra da Grota na noite desta terça-feira, 29. Na oportunidade, um grupo de pessoas e o atual presidente da Aracarnes, Sebastião Alencar Bastos, mais conhecido como Toquinho, ouviu as reclamações e juntos propuseram buscar uma solução.

Sebastião assegurou que dará todo apoio aos trabalhadores para que eles recebam da empresa Frigonorte Sul. Além disso, afirmou estar tomando todas as medidas para que a empresa pague as dívidas com o município e com a própria Aracarnes.

--Vamos ter várias reuniões, essa é a primeira. Vamos reunir com toda a comunidade aqui. Vamos reunir na frente do frigorífico, se necessário. (...) Vocês não estão pedindo nada para ninguém. Vocês não estão pedindo favor para ninguém. Eles [da Frigonorte Sul] que estão usando o que é de vocês, porque o bem público, (...) é de vocês. Disse Sebastião, em defesa dos trabalhadores.

Trabalho da empresa

A Frigonorte Sul é a responsável pela "graxaria" da Aracarnes, localizada no setor Barra da Grota, na antiga Assocarne (Associação do Comércio e Varejistas de Carnes de Araguaína).

A empresa realiza coleta, processamento e reciclagem dos restos do gado abatidos no matadouro público.

A reportagem não conseguiu falar com representantes da Frigonorte Sul. O espaço permanece aberto.