As entregas dos kits fazem parte do Benefício

A primeira entrega do Kit Bebê para gestantes em vulnerabilidade social de Araguaína foi realizada na manhã desta quinta-feira, 31, no Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS 3), do Residencial Parque do Lago. Um grupo de 20 futuras mamães foi beneficiado com 11 itens  básicos de enxoval para recém-nascidos entregues pela Prefeitura. Ao todo, benefício será concedido a 500 famílias.

Para a dona de casa Lidiana da Silva Cruz, grávida de oito meses, o kit vai contribuir muito para a chegada do terceiro filho. Segundo Lidiana, ela e o esposo estão enfrentando problemas financeiros e a economia com a compra dos itens ajudará no orçamento da família.

"Estamos felizes com a chegada do Emanuel e minha alegria é por também ter tido a chance de participar do grupo de mães, porque foi através dele que tirei várias dúvidas, como a alimentação durante a gravidez, que me ajudou a evitar problemas com o bebê", concluiu a futura mamãe.

A Railene Barros, que espera a Maria Alice, também saiu satisfeita com os primeiros objetos do enxoval da filha. "Achei cada item lindo, ainda não tinha em casa nenhum desses produtos e agora já vou começar a pensar no restante das coisas, uma ajuda que veio na hora certa", disse a dona de casa.

O benefício

Os kits entregues às grávidas contêm fraldas descartáveis e de algodão, toalha de banho, cueiro, conjunto tipo pagão com camiseta, casaco e calça, banheira, lenço umedecido, shampoo, condicionador, cotonete, sabonete e pares de meia. Além dos kits, as futuras mamães têm acompanhamento pré-natal e palestras de higiene e primeiros cuidados com o bebê.

As entregas dos kits fazem parte do Benefício "Auxílio Natalidade", que é um complemento do Projeto Municipal Fralda Solidária. O benefício é concedido por meio da Secretaria da Assistência Social e da Fundação de Atividades Municipal Comunitária (Funamc), com apoio da Secretaria da Saúde, que identifica as gestantes nos bairros.

Quem recebe

O público-alvo do benefício são famílias carentes que vivem em vulnerabilidade socioeconômica, que tenham renda per capita de um quarto do salário mínimo vigente por membro familiar, previsto na Lei Complementar nº 043.

Outro critério para ter acesso ao benefício é que a gestante esteja com seu pré-natal em dias, sendo acompanhada pela unidade básica de saúde e assistida por um CRAS do Município.