Representantes de autoescolas se reuniram para buscar solução.

Empresários do ramo de autoescolas de Araguaína estão indignados e acumulam prejuízos decorrente das falhas no sistema do Detran-TO. Na tarde da segunda-feira (4), representantes de 18 autoescolas da cidade se reuniram para buscar solução.

Eles reclamam que há cerca de dois meses as provas teóricas (escrita) e as práticas de moto e carro não estão sendo feitas. "Há 10 dias não temos sistema, somos credenciados a um órgão que se não funcionar nós autoescolas também não conseguimos trabalhar". Relatou uma empresária que preferiu não se identificar.

Além disso, a falha do sistema do Detran provoca um efeito dominó de prejuízo ao setor. "Com o Detran sem funcionar, as clínicas também não funcionam e as escolinhas também não funcionam sem sistema. Consequentemente não temos mais alunos, sendo assim não conseguimos pagar os funcionários e nem os outros compromissos".

Sem o andamento dos processos, vários alunos têm pedido ressarcimento. Com o caos no sistema, tem empresário que diz estar à beira da falência.  "[Os alunos] pensam que os CFC"s é que está enrolando e no final das contas tem autoescola que vai baixar as portas e decretar falência. Tudo porque o Detran não está funcionando". Revelou.

Atualmente, o Detran tem como presidente Colemar Câmara. Conforme relatos, ele foi a uma emissora de TV para falar que a gráfica voltaria a funcionar normalmente.

"Mas só funcionou por dois dias e por falta de pagamento suspendeu a emissão de CNH. Isso prejudica o estado inteiro" disse a empresária. "Ligamos em Palmas para saber das bancas (provas), eles só dizem que não tem previsão", acrescentou.

O que diz o Detran

Em nota enviada à imprensa nesta terça-feira (5), o Detran informou que retomou parte das atividades. Disse que o agendamento de provas teóricas e práticas pode ser feito em Palmas das 8 às 18 horas.

"Nas Ciretrans e demais postos de atendimento, os serviços serão retomados ao longo da semana de forma gradativa. Na medida que as inconsistências identificadas na capital forem solucionadas, os serviços serão liberados no interior do Estado."

Informou ainda que os atendimentos referentes a CNH e a abertura dos processos de primeiro emplacamento, estão sendo realizados nas Ciretrans.

Já as bancas examinadoras nas Ciretrans serão liberadas junto à aprovação orçamentária do Estado.