Paciente está amarrado numa maca nos corredores do HRA.

"Eu falei pra trocar a frauda dele e disseram que não tava cheia. Como é que não tava cheia se está desde ontem de manhã?". O relato é da acompanhante de um paciente com problemas psiquiátricos que está internado nos corredores do Hospital Regional de Araguaína.

A mulher, que pediu para não ser identificada, entrou em contato com o AN na tarde desta sexta-feira (8) para falar do descaso que se passa no hospital.

Ela está como acompanhante do senhor L. B. C., 48 anos. Laudo aponta que ele é esquizofrênico e bipolar. Segundo a mulher, ele foi levado para o hospital na última terça-feira (5) após tentar matar a própria mãe. E aguarda uma vaga para ficar internado na Ala Psiquiátrica do HRA.

A acompanhante conta que o paciente está amarrado numa maca, agressivo e tenta fugir. Ela cobra um local adequado para a internação. "Não tem mais clínica. Aí cederam aquela ala [F] pra cuidar de quem tem problemas psiquiátricos. Mas lá tem mais gente que não é do nosso estado, do que gente que mora aqui. E ele nasceu aqui e não pode ser tratado aqui?" questiona.

"A situação aqui é a pior que tem. Estou em pé, não tem cadeira. A maior humilhação do mundo. Chegou aqui terça-feira. Esperando surgir uma vaga na ala psiquiátrica, mas está difícil. Só eu estou ficando aqui. Fico em pé a noite todinha. Ele na maca e eu em pé, porque não tem onde ficar". Desabafou.

Ela disse que já buscou ajuda no Ministério Público para garantir uma vaga. Também teme que se ele continuar nos corredores, pode sair do hospital para agredir a mãe dele. "Se ele fugir vai matar a mãe dele".  Alertou.

A acompanhante disse que gostaria que a transferência fosse feita para que ele possa voltar para casa e cuidar das duas filhas, uma de 1 e outra de 3 anos.

O que diz a SES

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o paciente segue internado sob os cuidados da equipe multidisciplinar do HRA, sendo medicado de acordo com indicações clínicas.

"A Secretaria esclarece que a transferência do paciente não foi realizada devido a grande demanda na ala de psiquiatria da Unidade. A direção do hospital está tomando as devidas providências para transferência do paciente o mais breve possível".