José Pedro Sobrinho, prefeito de Nova Olinda.

Afastado pela Justiça há seis meses, o prefeito de Nova Olinda José Pedro Sobrinho, retorna ao cargo na manhã desta terça-feira,12.   Ele e nove secretários são investigados pelo Ministério Público Estadual (MPE) de causarem prejuízo de R$ 11, 8 milhões dos cofres públicos.

Nestes 180 dias, Nova Olinda foi administrada por dois gestores.  Isso porque o vice Antônio Ribeiro da Silva (PP) assumiu o cargo  em agosto no lugar de José Pedro. Mas em dezembro o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato dele e o presidente  da Câmara, Nelson Araújo de Brito, se tornou prefeito interino.

Agora, ao cumprir os 180 dias de afastamento cautelar, determinado pela Justiça, José Pedro reassume a prefeitura. O retorno, segundo uma fonte, está previsto para ocorrer às 10h00 desta terça-feira.

Relembre

José Pedro foi afastado do cargo em agosto de 2018, por determinação da juíza Milene de Carvalho Henrique, da 2ª Vara de Serviços Públicos de Araguaína.   Além do prefeito, nove secretários e seis empresários também são alvos da investigação.

Segundo o MPE, entre os anos de 2013 e 2016, o prefeito executou despesas com locação de veículos acima do preço praticado no mercado,  além da contratação de bandas e  shows.

José Pedro, em nota na época, negou todas as acusações e garantiu que provaria inocência.  Agora, apesar de retornar ao cargo, o processo continua a tramitar na Justiça.