Membros da Coremu se reuniram para tratar do processo de implantação do Programa de Residência Multiprofissional

Na tarde desta quarta-feira (13), membros da Comissão de Residência Multiprofissional de Saúde (Coremu) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), realizaram reunião para tratar do processo de implantação do Programa de Residência Multiprofissional, que pretende ofertar vagas na área da enfermagem, nutrição e psicologia. A instituição faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e fica situada no município de Araguaína (TO).

A proposta foi submetida em Edital do Ministério da Educação (MEC) no final de 2018, sendo a única desta modalidade em andamento na Região Norte. A próxima etapa será a visita técnica de avaliadores com objetivo de verificar se a instituição tem todas as condições exigidas para implantação do programa; a previsão desta ação será para abril, conforme retorno do MEC em documento apresentado na reunião.

O coordenador da Coremu e chefe do setor de ensino, professor Wagner Mariano comentou que este é um grande anseio da Unidade Hospitalar, capacitar profissionais das diversas áreas da saúde, por meio da residência, com enfoque nas doenças tropicais. "Vislumbramos com esta proposta ampliar as possibilidades de formação continuada dos profissionais do estado do Tocantins e da Região Norte do Brasil", disse.

Residências Médicas

Hoje o hospital disponibiliza 05 programas de residências médicas, nas especialidades: Clínica Médica, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Oftalmologia e Pediatria. As atividades são realizadas prioritariamente nas dependências do HDT-UFT e nas unidades de saúde do Estado do Tocantins e do município.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.