Gipão é eleito presidente da Câmara de Araguaína para o biênio 2019-2020.

A cidade de Araguaína já comporta 21 vereadores, conforme o limite máximo estabelecido pelo artigo 29 da Constituição Federal.  Como atualmente há 17 parlamentares, ainda existe a possibilidade de abrir quatro novas vagas para a próxima legislatura: 2020-2024.

Mas, para que isso ocorra, a própria Câmara tem que discutir o tema e aprovar uma alteração na Lei Orgânica do Município para criar as novas vagas.  A CF estabelece apenas o limite máximo, deixando a cargo de cada cidade promover ou não o aumento de cadeiras no legislativo.

O presidente da Câmara, Aldair da Costa, o Gipão (PR), descartou a possibilidade de discutir o aumento de parlamentares. "A Câmara não vai discutir aumento de vagas.  (...) Não iremos discutir isso, vai continuar os 17. Inclusive tem vereador que queria que diminuísse." Frisou Gipão.

Ele ainda enfatizou que 17 vereadores é o suficiente para representar Araguaína. Relembrou que na década de 80 a cidade chegou a ter 15 parlamentares, reduziu para 13 e depois para 11.  Posteriormente, em 2011,  subiu para 17 vagas.

Na prática, o impasse seria estrutura física para comportar quatro novos gabinetes. Isso porque o atual prédio na Câmara não teria espaço suficiente para acomodar quatro novos parlamentares.  Por outro lado, há um terreno para  ser construído a nova sede do legislativo municipal.

O artigo 29 da Constituição Federal estabelece o limite máximo de vereadores para cada cidade do Brasil tendo como critério o número de habitantes. Conforme IBGE, Araguaína tem mais de 170 mil habitantes e já comportaria 21 vereadores.