A gestão de trade marketing tem assumido uma posição cada vez mais estratégica nas empresas e um sistema de trade marketing tem muito a contribuir para elevar as ações do setor.
A gestão de trade marketing, de forma gradual, vem assumindo maior protagonismo nas decisões estratégicas das empresas. Tudo isso, devido à nova postura do gerenciamento, baseada em dados e métricas obtidos nos mais diversos canais, em especial no PDV. Para tanto, a gestão conta com a ajuda de um sistema de trade marketing.
Com essa ferramenta, é possível direcionar ações mais assertivas para canais e clientes, em projetos focados não apenas nos consumidores finais, mas também em parceiros como distribuidores e sua equipe de vendas.
Entretanto, para quem deseja usufruir ao máximo do que essa ferramenta tem a oferecer, é necessário traçar objetivos claros em todas as etapas do processo. A combinação de um planejamento estratégico com um app de trade marketing ajuda muito nesse sentido.
Veja como a tecnologia pode ajudar nas estratégias do setor.
Segue as tendências de mercado
Acompanhar as tendências de mercado é fundamental para a competitividade de qualquer negócio. No momento de fazer o planejamento de trade marketing, é preciso levar em consideração como está o produto no PDV, as preferências do consumidor, preço, região e uma série de outros fatores que podem ser apurados e analisados com a ajuda de um sistema de trade marketing.
Melhora no direcionamento das ações
O planejamento estratégico de trade marketing é fundamental para o direcionamento de ações e campanhas. Esses direcionamentos podem ser feitos por meio da análise de dados, recursos e métodos utilizados pelo trade marketing com a equipe de promotores em campo, nos canais de distribuição e no relacionamento do cliente com a marca.
Assim, o planejamento estratégico é responsável por conduzir onde os esforços devem ser concentrados e identificar quais processos precisam ser corrigidos.
Com um app de trade marketing instalado em um dispositivo móvel, é possível:
-- monitorar os estoques da loja e, consequentemente, evitar a ruptura;
-- estabelecer contato em tempo real com a equipe de campo;
-- monitorar preços e ações da concorrência;
-- acompanhar PDVs que precisam de mais atenção e criar planos de ação específicos para cada canal;
-- contar com uma diversidade de recursos que agilizam funções que antes eram feitas manualmente, o que otimiza o tempo da equipe.
Além disso, com a ajuda da tecnologia, a comunicação entre líder, promotores e PDVs fica muito mais eficiente, sem contar que a análise de dados se torna mais fácil e segura.
Softwares de trade marketing geram indicadores confiáveis, que servem tanto para avaliar se os resultados estão sendo alcançados, quanto para corrigir estratégias das ações do setor e, assim, melhorar a rentabilidade do negócio.