Plenário da Câmara Municipal nesta segunda-feira (18).

Na queda de braço com os vereadores, o prefeito Ronaldo Dimas (PR) sofreu a primeira derrota na Câmara após o retorno do trabalho dos vereadores em 2019. Durante sessão realizada na tarde desta segunda-feira (18) os parlamentares derrubaram três vetos de Dimas a projetos aprovados pela Casa de Leis.

O prefeito Ronaldo Dimas havia vetado oito emendas ao PPA, LOA e LDO, aprovadas pela Câmara no final de 2019.  As mudanças feitas pelos vereadores direcionavam recursos, previstos no Orçamento de 2019, a obras da cidade.  Contudo, não eram emendas impositivas. Isto é, não era obrigatório.

Depois da publicação, o executivo enviou à Câmara a mensagem de veto às emendas dos parlamentares.  Porém, a comissão de Redação e Justiça da Câmara deu parecer contrário aos vetos. Diante disso, foi analisado em plenário e a Câmara impôs a derrota da Dimas.

O placar da votação ficou 10 contrários ao parecer contra 6 favoráveis. Entretanto, para derrubar os pareceres e manter os vetos, eram necessários 12 votos contrários, mas obteve 10. Isto é, por diferença dois votos.  Agora o resultado será encaminhado para sanção de Dimas e se ele não o fizer, o presidente da Câmara promulgará o resultado.

Nos bastidores, o entendimento é que a votação teve certo tom político. Isso porque Dimas havia vetado emendas de Terciliano Gomes, que criticou duramente a Criação da Contribuição de Melhorias, aprovada no final de 2019.  As emendas de Geraldo Silva e Edimar Leandro, vereadores ligados a Elenil da Penha, também foram vetadas.

Por outro lado, a votação também foi entendida como uma resposta ao candidato lançado para sucessão de Dimas.  Trata-se do chefe de gabinete do prefeito, Wagner Rodrigues, lançado recentemente pelo PTB como pré-candidato a prefeito de Araguaína.  Os vereadores também teceram críticas a Dimas e reclamaram que os requerimentos não têm sido atendidos.