Ofício foi assinado pelo governador na noite dessa terça-feira, 19

O governador Mauro Carlesse (PHS) anunicou nesta quarta-feira (20) que a deputada estadual Valderez Castelo Branco Martins (PP) será a nova líder do governo na Assembleia Legislativa do Tocantins. Com a decisão, o governador atribui a parlamentar a função de articular com bancadas da base aliada as medidas prioritárias do governo na AL.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, Carlesse assinou ofício na noite desta terça-feira (19) a ser encaminhado ao presidente da Casa de Leis, deputado Antônio Andrade, em que oficializa a indicação de Valderez.

No documento, o governador afirma que a indicação da deputada Valderez fortalecerá a relação institucional entre os Poderes. "A escolha [da deputada Valderez] irá contribuir para o fortalecimento da interação e da articulação política entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, relacionado ao encaminhamento dos assuntos que, a partir dessa casa, determinam o futuro do povo tocantinense", encerra o governador.

Histórico 

Valderez foi reeleita deputada estadual em outubro com 17.686 votos. Foi prefeita de Araguaína por dois mandatos consecutivos (2001/2004-2005/2008), sendo a primeira mulher eleita e reeleita a administrar o município. Em 2014 conquistou seu primeiro mandato como deputada estadual, sendo reeleita em 2018.

A parlamentar também foi líder de governo no último mandato do ex-governador Marcelo Miranda.