Cesário Pereira da Silva Neto

Filho de lavradores e desempregado, o acadêmico do 7º período de administração Cesário Pereira da Silva Neto vende doces nos semáforos de Araguaína. O objetivo dele é custear uma viagem para os Estados Unidos da América (EUA) para participar de um intercâmbio de empreendedorismo.

Em entrevista ao AN nesta quarta-feira (20), Cesário relembrou do árduo trabalho na roça em São João do Paraíso (MA).  Há 11 anos, quando estava na 5ª série, deixou o interior maranhense e se mudou para Araguaína para estudar. "Pretendo não parar mais, gostei."

A mudança de estado alimentou o sonho de Cesário, mas as dificuldades da vida o acompanham desde a infância. Por outro lado, ele demonstra resignação e coragem para lutar pela realização dos seus sonhos, que é se formar e ser um administrador de empresas.

Com um cartaz pendurado ao corpo, ele oferece halls, balas e amendoins para os motoristas e motoqueiros sempre que o sinal fecha. Apesar dos desafios, Cesário mantém a esperança renovada a cada manhã.

--Tenho certeza que vou conseguir. E eu vou levar para o resto da vida. (..) As pessoas são muito solidárias, ajudam, compram. Isso motiva a gente trabalhar mais.

O acadêmico diz que vender amendoins do semáforo para custear a viagem significa na prática uma forma de empreendedorismo.  A viagem está prevista para ocorrer dia 6 de setembro deste ano.

Ele pretende trazer muito conhecimento na bagagem e aplicar no dia a dia. "Vou lá fazer uns cursos de empreendedorismo, aprimorar e trazer conhecimento para nossa cidade. E chegar, quero trabalhar na minha área e ser um destaque". Finalizou.