Trens movidos a energia solar deverão ser implantandos em várias partes do mundo

O projeto denominado "Tren de la Quebrada" será o primeiro a colocar em operação um trem turístico movido a energia solar na América Latina. A via férrea vai ligar a província de Jujuy, na Argentina, a Cusco, no Perú.

A obra, que foi iniciada em fevereiro de 2018, deve ter seu primeiro trecho concluído em agosto deste ano. Uma rota de 20 quilômetros pelo norte argentino vai unir as cidades de Volcán com Purmamarca e Maimará, na região de Jujuy. A linha deve continuar a expansão utilizando a malha ferroviária da Bolívia, mas sem previsão para a conclusão de novos persursos.

A Câmara Nacional de Turismo do Peru (CANATUR) planeja expandir o ?Tren de la Quebrada? até Cusco, na região dos Andes, cidade situada a 3.400 metros acima do nível do mar, e depois chegar até Machu Picchu, a "Cidade perdida dos Incas", como destino final. O trem vai cruzar todo o território boliviano, ligando localidades de três países sul-americanos, com mais de 1.500 quilômetros de distância.

A princípio, o sistema será testado em menor escala, com um trem de apenas um vagão com capacidade para cerca de 240 passageiros. Por ser uma viagem turística, a velocidade desenvolvida será de 30 quilômetros por hora, com previsão de três horas de percurso entre Volcán e Maimará, justamente para os passageiros possam apreciar as belas paisagens em torno da ferrovia.

"Este é um grande desafio, porque estamos desenvolvendo uma nova tecnologia para o transporte ferroviário do futuro", disse o engenheiro Pablo Rodríguez Messina, coordenador do Tren Jujuy La Quiaca. "O trem solar seguirá a ferrovia Belgrano Cargas, desativada há 25 anos na Trilha Inca, que foi a primeira rota comercial na América do Sul", explicou.

O projeto envolveu técnicos e especialistas internacionais responsáveis pelo trem solar de Byron Bay, na Austrália, que conta com um trecho de três quilômetros. O funcionamento prevê a instalação de painéis fotovoltaicos na parte superior da cobertura dos vagões, que convertem a energia solar em energia elétrica. Além da energia solar armazenada, a propulsão terá o auxílio do sistema diesel-hidráulico. Na primeira fase da construção, o investimento chegará à casa dos nove milhões de dólares, e, na segunda fase, o custo estimado é de seis milhões de dólares.

Alternativas que utilizam energia solar, apesar de envolverem alta tecnologia, são sempre muito bem-vindas no mundo moderno, pelo grande apelo sustentável que possuem, fundamental para a preservação do planeta. A energia solar é uma fonte energética limpa, versátil e que pode ser amplamente utilizada. Os trens movidos a energia solar deverão ser implantandos em várias partes do mundo, pois diminuem a emissão de poluentes, com excelente custo-benefício das operações.