O festival, com entrada gratuita, é realizado no final da temporada de verão.

Reviver a história, manter as tradições e reconhecer a importância do trabalho no campo. Este é o espírito do festival "La Pátria Gaúcha", que há mais de 30 anos toma conta da cidade de Tacuarembó, no Uruguai, e das cidades vizinhas, contribuindo com o desenvolvimento turístico da região.

No evento anual, que este ano acontece de 12 a 17 de março em "Laguna de las Lavanderas" ? localização da sede da Sociedade Pátria Crioula e Tradição Uruguaia, o folclore crioulo tem o papel de exaltar as mais autênticas tradições gaúchas do país vizinho, que renascem e se espalham aos olhos de milhares de visitantes.

Para esta 33ª. edição, os uruguaios celebram a altíssima taxa de ocupação hoteleira de Tacuarembó. A cidade fica a 119 quilômetros da fronteira com o Rio Grande do Sul, via Rivera. Uma ótima sugestão para quem deseja participar das comemorações e está em busca de aventura é hospedar-se em Rivera, que fica a 100 quilômetros do local do festival. Trata-se de uma cidade multicultural com ótima rede hoteleira, muitas atrações turísticas como a Rota do Ouro, excelente gastronomia de fronteira e forte viticultura.

Aproveitar esses dois destinos, Tacuarembó e Rivera, numa mesma viagem, pode ser a combinação perfeita para um tour de carro com a família e uma oportunidade única de conhecer a cultura de duas regiões uruguaias do norte do país, que tanto influenciou a Região Sul do Brasil.

O festival, com entrada gratuita, é realizado no final da temporada de verão para que os uruguaios e estrangeiros aproveitem as atrações ao ar livre, acompanhem as demonstrações, concursos e as competições de habilidades, assistam ao desfile gaúcho e a missa crioula, curtam a variada proposta musical com orquestras e shows noturnos, as danças típicas, e ainda levem para casa os mais variados produtos regionais à venda no evento. Um dos destaques da celebração são as cavalgadas e a recriação das construções do período da colonização, feitas pelas mãos das sociedades crioulas.

A título de curiosidade, o termo étnico "crioulo" (ou criollo) é usado no Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul para designar os descendentes dos antigos colonizadores espanhóis que vivem no interior do país.

Veja programação no site: www.patriagaucha.com.uy/programacion