Evento será aberto a todas as mulheres

Os deputados estaduais realizarão na próxima quarta-feira, dia 13, às 9 horas, no plenário da Assembleia uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8.

Na ocasião os parlamentares vão debater sobre temas pertinentes a elas. Entre eles, o combate à violência contra a mulher, empoderamento feminino, conquistas e desafios das mulheres na atualidade.

Durante a sessão cada deputado vai homenagear, com o Diploma Mulher Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, uma personalidade feminina tocantinense que tenha trabalhos prestados em prol das mulheres.

O deputado Antonio Andrade (PHS), presidente da Assembleia, por exemplo, vai homenagear Ana Paula Bichuette, coordenadora do Hospital de Amor, em Palmas -TO.

A sessão será aberta a todas as mulheres e também vai ser transmitida pela TV Assembleia, canal 44, e pela internet.

Sobre Guilhermina Ribeiro da Silva

Guilhermina Ribeiro da Silva, Dona Miúda (1928-2010) foi uma personalidade ímpar na comunidade do Mumbuca, povoado de Mateiros, no Jalapão, Leste do Tocantins. Uma das matriarcas do povoado, precursora da arte de trabalhar com o capim dourado, Dona Miúda herdou este talento da sua mãe, que por sua vez havia aprendido com a avó.

Além dos seus conhecimentos e através da sua personalidade forte e determinada, Dona Miúda foi figura fundamental para a difusão do artesanato em capim dourado no Brasil e no exterior.