Ralos externos como este levam água da chuva para rede de esgoto e sobrecarrega a rede.

O ato de jogar lixo na rede de esgoto é a principal causa de entupimentos em Araguaína. O acúmulo de resíduos inadequados na rede gera vários problemas, como transbordamento nas ruas, mal cheiro, além de contaminação do meio ambiente. Para evitar esses transtornos, a população precisa evitar o descarte de resíduos sólidos, seja de residências ou pontos comerciais, na rede coletora.

O engenheiro da BRK Ambiental responsável por Araguaína e região, Lineu Machado, explicou que as tubulações da rede de esgoto são desenvolvidas com diâmetro específico para transportar apenas o esgoto doméstico -- o que sai da pia e do vaso sanitário.

"O esgoto é muito pontual, tem uma vazão pequena. Os tubos são adequados e existe uma norma brasileira de projetos".

Lixo inadequado

Machado disse ainda que com a nova rede coletora na cidade, as equipes têm retirado material nunca visto antes. Sacola com cabelo, madeira e até grade de ventilador são alguns dos resíduos encontrados. Ele disse que é comum encontrar absorventes, fraudas descartáveis e preservativos.

A presença desses e de outros materiais inadequados provoca o entupimento. "Quando se joga lixo inadequado na rede, a primeira coisa entope a rede. Isso é o que a população mais sente. Entupiu a rede, o esgoto tem que sair em algum lugar. Ou sai nos poços de visita na calçada ou sai dentro da casa do usuário. Se ele entupir o ramal dentro da casa dele, o esgoto vai voltar". Alerta.

Equipamentos entupidos

O engenheiro frisou ainda que além do impacto ao usuário, outra consequência é o aumenta do custo e a mão de obra do tratamento. "A gente tem que investir-- e a gente fez isso--, em equipamentos que fazem a retenção de sólidos. Segura esses sólidos antes de eles entrarem nos tanques de tratamento".

Segundo Lineu, a empresa investiu em um equipamento de mais de R$ 1 milhão na estação Neblina para reter os sólidos antes de entrarem nos tanques.

"Ali funciona uma peneira rotativa onde fica rodando. Ela tira gordura, areia e cabelo. E diversos sólidos que passam. Mas isso aí já passou pela elevatória, já trancou a bomba". E acrescentou. "Plástico, cabelo, lixo. Eles trancam e a bomba não consegue mandar. Como uma sacola plástica entra dentro da rede coletora, se não é o usuário que está colocando? Se uma bomba para, ela já me dá ineficiência".

Conscientização

Machado disse que a BRK incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto da rede de esgoto. O trabalho de conscientização é feito por meio de palestras nas escolas, visitação nas residências e entrega de panfletos explicativos.

Água da Chuva

No período chuvoso, a água da chuva também gera transtornos na rede de esgoto, como o transbordamento causado pelo excesso de volume. De acordo com Lineu Machado, o correto é a separação das redes de esgoto e de água de chuva.

"As pessoas estão ligando a calha. Fazem o telhado bonitinho e não sabem que essa água tem que ir pra rua. [Tem que] fazer o encanamento e levar pra rua. Água de lavagem de quintal tem que ir pra rua". Orienta.