Ao todo, 12 animais de grande porte foram capturados em 2019

Ao menos 12 cavalos foram capturados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) entre janeiro e março em  Araguaína. Somente nas últimas semana, o CCZ recolheu nove animais  que estavam soltos nas ruas da cidade e logradouros públicos, oferecendo riscos aos motoristas e motociclistas.

Os animais foram recolhidos, transportados numa ?carretinha? e ficaram em poder do CCZ por cinco dias. O proprietário deve retirar o animal no prazo de cinco dias e caso isso não ocorra, o animal será doado.  Para ter de volta o animal, o dono deve pagar a taxa de captura no R$ 94,56, além de diárias no valor de  R$ 23,64, cada.

Os animais oferecerem risco ao trânsito, podendo ocasionar acidentes. Na região de Araguaína, principalmente nas estradas, acidentes envolvendo animais de grande porte já causou ferimentos graves e até mortes.  Henrique Fernandes V.  Xisto, diretor do CCZ, explica os riscos dos animais soltos nas vias públicas.

--Como é um animal muito pesado, se um carro ou uma moto bater nele, o acidente no mínimo vai ser gravíssimo. Se der sorte, a pessoa vai sobreviver. (...) Quando o carro bate, bate nas patas, e o animal vem pra cima do vidro [parabrisa], então quem está na frente pode vir a óbito. Se for uma moto, é como se estivesse batendo numa parede. Então a chance do motoqueiro sobreviver é pequena. (...) o risco é muito grande desses animais soltos em via pública.  Explicou o diretor do CCZ.

Como denunciar

Ao se deparar com animais soltos nas ruas, o araguainense pode fazer a denúncia ao CCZ pelos telefones: 0800 646 7020, (63) 3415-5307 ou  (63) 3411-7040.  Henrique ainda frisou que o CCZ passa orientações a carroceiros sobre os cuidados com os animais e dos riscos que oferecem ao trânsito quando soltos.