Teatro passou por escolas da região norte do estado e chamou atenção das crianças.

As crianças das escolas dos municípios de São Miguel, Augustinópolis e Buriti na região do bico do papagaio no Estado do Tocantins, receberam na última segunda-feira (11) o grupo de teatro "Artpalco" com a peça de teatro "Geringonça", que tem como tema preservação ambiental e cuidados com os rios.

A atividade faz parte do calendário de ações da BRK Ambiental, concessionária de água responsável pelo abastecimento do município. As crianças puderam aprender sobre a importância de se preservar os mananciais e economizar água.

A professora Katianna Nascimento, da escola Municipal Bela Vista em São Miguel leciona para crianças do ensino fundamental e explica que a experiência incentivou as crianças. "É enriquecedor para a escola uma peça sobre a importância da água e para os alunos é importante porque é uma forma de incentivo", explica Nascimento.

A estudante do 6º ano, Tayane Cristiane conta que gostou muito da apresentação. "Foi legal porque a gente aprendeu que devemos economizar água, e temos que levar esse ensinamento pro bairro que a gente mora", conta a estudante.

O município de São Miguel do Tocantins possui aproximadamente 11 mil habitantes. A professora explica que não é comum receberem apresentações teatrais nas escolas e que as crianças ficaram animadas com a novidade. Muitas inclusive chegaram a pedir autógrafos para os integrantes do grupo de teatro.

Sandra Leal, gerente operacional da BRK Ambiental, explica que as atividades de educação ambiental, principalmente as voltadas às crianças, têm um sentido especial. "Sabemos que as crianças aprendem com facilidade e, mais que isso, reforçam o que aprendem todos os dias em casa para a família. A BRK Ambiental acredita que transmitir ideias de sustentabilidade de forma a encantar as crianças é um passo importante", explica.

 Em Augustinópolis o teatro esteve em três escolas municipais da região. Na Escola Municipal Alfredo Paulino, a professora Edileis Oliveira contou que a peça foi uma maneira de aprender de forma lúdica, através da diversão do teatro.

A peça sobre preservação ambiental passará por mais cinco escolas da cidade de Wanderlândia na próxima semana. A BRK Ambiental também informou que deve realizar novas atividades de conscientização no decorrer do ano de 2019, nas escolas de mais cidades do Estado do Tocantins.