Máquina de Radioterapia instalada no Hospital Regional de Araguaína.

Suspenso há quatro anos, o serviço de radioterapia no Hospital Regional de Araguaína (HRA) estava previsto para funcionar nesta segunda-feira, 18, Dia da Autonomia do Tocantins.  Entretanto, sem profissionais para operar o equipamento, o atendimento aos 45 pacientes que dependem do serviço foi adiado e sem previsão de recomeçar.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO)  informou que está em negociação com dois profissionais (responsável técnico e um supervisor substituto de proteção radiológica)  para iniciar os atendimentos de radioterapia no HRA.

"São necessários, agora, estes dois profissionais para darmos início aos atendimentos; são especialidades de demandas específicas, com poucos profissionais habilitados no país. Ainda estamos esbarrando em questões salariais." Explicou Rodrigo Cândido de Souza, técnico da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Tocantins.

Segundo Rodrigo, as demandas que haviam sido relacionadas durante a vistoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no final do mês fevereiro, na máquina de radioterapia, foram em sua maioria solucionadas, a exemplo da utilização da potência da máquina.

A liberação da máquina trará maior comodidade aos pacientes atendidos na Unacon/HRA, pois não necessitarão se deslocar para outro estado para realizar o tratamento, reduzindo também os custos para a gestão com o pagamento de serviço privado. Atualmente 45 pacientes realizam o tratamento em Imperatriz, no Maranhão.