A aeronave pousou na BR 153, onde uma ambulância do Samu aguardava com a paciente.

Uma mulher de 42 anos, cujo nome não foi divulgado, sofreu um Acidente Vascular Cerebral  (AVC) em Nova Rosalândia e precisou ser levada com urgência para o Hospital Geral de Palmas, a 106 km. Para agilizar o transporte, foi usado o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer ? TO). O caso ocorreu na manhã deste domingo (17).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o helicóptero embarcou no "Tocantins 01", levando a bordo um médico e enfermeira do SAMU rumo à cidade de Nova Rosalândia. Em poucos minutos, a aeronave pousou na BR 153, onde uma ambulância do Samu aguardava com a paciente.

No local, equipes das Polícias Civil e Militar também auxiliavam na ocorrência e faziam a contenção do trânsito para que o helicóptero pudesse pousar em segurança. Logo após o pouso, os tripulantes embarcaram a paciente na aeronave, partindo imediatamente para o Hospital Geral de Palmas, onde pousou 18 minutos depois.

Uma equipe multidisciplinar da unidade médica já aguardava a vítima, que foi conduzida ao Hospital a fim de que pudesse receber o atendimento médico necessário com base no quadro clínico que apresentava.

Ressalta-se que o trajeto de Nova Rosalândia até Palmas poderia durar até 1h45, se fosse realizado via terrestre, o que, segundo avaliação dos médicos do município, que haviam prestado o primeiro atendimento, poderia agravar em muito o estado de saúde da paciente, com a evolução para trombose ou mesmo resultar em óbito.

Desse modo, a paciente pode receber o tratamento médico especializado dentro de 1h30 após os primeiros sintomas e o atendimento inicial, aumentando consideravelmente as chances de sobrevivência e amenizando possíveis sequelas que a paciente poderia vir a ter, conforme ressaltaram os integrantes da equipe médica envolvidos na operação de resgate.