Polícia Civil faz buscas na sede do Naturatins em Palmas.

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) a Operação Isis tendo como alvo servidores do Naturatins. O fazendeiro Armando Cayres, irmão do deputado estadual Amélio Cayres (SD), é um dos investigados e foi preso nesta manhã.

Ao todo, os policiais cumprem 12 mandados de busca e apreensão, em Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins e Palmas, 4 conduções coercitivas e 8 prisões temporárias.

Segundo a polícia, a suspeita é de que os servidores do Naturatins tenham um escritório particular onde oferecem serviços para regularizar propriedades rurais autuadas pelo próprio órgão.

Conforme levantado pelo Jornal do Tocantins, outro irmão do deputado, Alvymar Cayres Almeida, é alvo de condução coercitiva na operação que faz buscas na sede do Naturatins (Palmas) e na empresa Souza Gestão Empresarial e Agronegócios (Araguatins). Esse outro irmão e o deputado não estão entre os investigados na operação.

O delegado Thiago Bustorff explicou que os funcionários se aproveitam das informações que eles têm dentro do Naturatins para atender fazendeiros da região que foram multados ou tiveram atividades embargadas.

"Valendo-se de informações privilegiadas que tinham dentro do órgão, na condição de servidores públicos, buscavam os fazendeiros após as multas e ofereciam a eles o serviço através dessa pessoa jurídica para desembargar a obra. Toda aplicação da multa vinha acompanhada de um embargo da propriedade rural e com isso os fazendeiros ficavam impedidos de realizar qualquer comercialização, qualquer atividade na sua propriedade", explicou o delegado ao G1.

O delegado informou ainda que cada desembargo custava de R$ 3 mil a R$ 6 mil para os proprietários de fazendas.

A decisão judicial que autorizou a operação é do juiz José Carlos Tajra Reis Júnior, titular da Vara Cível da Comarca de Araguatins, de 20 de março. Os presos estão recolhidos na Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) de Araguatins (TO).

Alvos

(Prisão temporária -cinco dias)

Luciana Geremias de Souza Euerçu Gonçalves da Silva (Araguatins)

Orleans Silva Oliveira (Araguatins)

Nadson Nammir Borges de Oliveira (Araguatins)

Gustavo Ferreira de Sousa (Araguatins)

Elizângela Pereira de Souza (Axixá/TO)

Edyvaldo Fernando dos Santos Lima (Araguatins)

Armando Cayres de Almeida (Augustinópolis)

Buscas e apreensão

Luciana Geremias de Souza Euerçu Gonçalves da Silva (Araguatins)

Orleans Silva Oliveira (Araguatins)

Nadson Nammir Borges de Oliveira (Araguatins)

Gustavo Ferreira de Sousa (Araguatins)

Elizângela Pereira de Souza (Axixá/TO)

Edyvaldo Fernando dos Santos Lima (Araguatins)

Werleandro França Almeida (Buriti)

Sebastião Afonso Leite de Sousa (Araguatins)

Armando Cayres de Almeida (Augustinópolis)

Sede do Naturatins (Palmas)

Sede da empresa Souza Gestão Empresarial e Agronegócios (Araguatins).

Condução Coercitiva

Alvimar Cayres Almeida

Natanael Galvão Luz

José Osvaldo dos Santos

O que diz o Governo

O Governo do Estado do Tocantins disse em nota que "não admite condutas incompatíveis com o exercício de cargo público. Ao tomar conhecimento das denúncias, o Naturatins já realiza os tramites para instauração dos procedimentos legais cabíveis, visando apurar as responsabilidades, podendo, em caso de comprovação de atos irregulares, os autores sofrerem as sanções previstas em Lei".

(Com informações Jornal do Tocantins)