Polícia Civil faz buscas na sede do Naturatins em Palmas.

Armando Cayres Almeida, irmão do deputado estadual Amélio Cayres (SD), foi preso por engano na Operação Ísis, deflagrada nesta sexta-feira (22) pela Polícia Civil. Durante as oitivas, a polícia concluiu que o Armado suspeito de envolvimento no esquema do Naturatins é na verdade outro homem.

O delegado Thyago Bustorff Feodrippe de Oliveira Martins, que comanda a Operação Isis da Polícia Civil, liberou o irmão do deputado. Disse que embora a decisão judicial que autorizou a operação cita textualmente dois irmãos do deputado, Armando e Alvimar Cayres, a polícia concluiu que a pessoa citada nas interceptações telefônicas de nome Armando é outro homem e não o irmão do deputado.

"As investigações apontavam ligação dos investigados com Amélio Cayres, deputado estadual, e ligação também com Alvimar Cayres, ex-prefeito de Buriti e irmão do Armando. E dentro das diligências autorizadas pelo juiz, está um advogado que tem ciência dessa situação em que a representada, servidora do Naturatins se oferecia para fazer a defesa administrativa do Armando auxiliando o advogado e pedia que o Amélio intercedesse junto ao Presidente do Naturatins para anulação dessa multa", explica o delegado, por telefone ao JTO.

"Então dentro de todo o contexto, a ligação da servidora com o ex-prefeito de Buriti, havia, naquele momento fundadas razões para justificar a prisão de Armando, nos fazendo crer que naquele momento o Armando seria o Armando Cayres", ressalta.

Um advogado que atua no processo de fazendeiros da região também foi ouvido. Porém, segundo o delegado, esse advogado disse que nunca defendeu Armando Cayres em processos ambientais.

Segundo o delegado, a operação ainda vai realizar as oitivas dos demais presos e analisar os documentos apreendidos.