40 monitores receberam as últimas orientações nesta sexta-feira, 22

Para garantir a integridade do processo seletivo para 28 vagas de inspeção sanitária, ofertado pela Prefeitura, 40 monitores que aplicarão o exame neste domingo, 24, receberam as últimas orientações. Foram repassados nesta sexta-feira, 22, os passos da realização e indicado como os fiscais deverão proceder diante de alguma irregularidade.

Os selecionados irão trabalhar na segurança alimentar das carnes que são exportadas por um frigorífico instalado no Município. Foram recebidas 343 inscrições, sendo 120 para Inspetor Sanitário "A" e 223 para Inspetor Sanitário "B".

Dos 343 inscritos, inicialmente 40 serão selecionados. Esses passarão pelo exame de profissiografia, uma análise técnica por psicólogos da Prefeitura, no dia 27 de março. Os 28 contratados serão divulgados no dia 28, após às 18 horas.

Foram oferecidas 15 vagas para o cargo de Inspetor Sanitário "A", com salário de a R$2.181,92, e 13 postos para Inspetor Sanitário "B", com salário R$1.565,55. Com carga horária de 44 horas semanais.

Onde, quando e como?

O exame técnico será na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos, que fica na Rua 31, do Setor Vila Azul. Os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h20. O candidato deve levar consigo o comprovante de inscrição e um documento de identidade original com foto.

Serão três horas para responder 50 perguntas, entre elas 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e ainda 30 específicas sobre o cargo. O teste foi elaborado por funcionários técnicos da Prefeitura e avaliado pela comissão composta por servidores de carreira.

O que pode ser usado na prova?

Sobre a mesa serão permitidos o uso de canetas esferográficas de tinta preta ou azul, lápis preto e borracha macia. Os celulares devem ser desligados para serem recolhidos e ensacados junto aos outros pertences, como carteira e relógio. Eles serão devolvidos na entrega do caderno de resposta e a proteção só poderá ser aberta após sair da escola.

A secretária municipal da Administração, Rejane Mourão, explicou que o candidato não deve se preocupar com o horário no decorrer do exame. "Os participantes sempre ficam de olho no tempo para dar prioridade para algumas perguntas. Como não poderão usar nem relógio analógico, os fiscais irão alertar os candidatos por meio da lousa, a cada meia hora".

Garantia de segurança e empregos

A contratação dos funcionários faz parte de um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Araguaína e o Ministério da Agricultura (Mapa). Atualmente, a única empresa registrada no Município e que atua no mercado internacional é a Minerva Foods.

Segundo o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Helter Dantas, a parceria é importante para manter o padrão sanitário e garantir a continuidade da economia local. "O ramo dá muitos empregos para os araguainenses, além de arrecadação de tributos para o Município. Por isso, a Prefeitura se dispõe a ser parceira do Mapa e garantir a segurança dos alimentos que serão exportados".