Governador Mauro Carlesse na Assembleia Legislativa

Um dia após a manifestação da Polícia Civil (PC) ser ignorada por deputados, o Governador Mauro Carlesse (PHS) visitou na manhã desta quarta-feira (27) a Assembleia Legislativa (AL).  No encontro, ficou definido que a Casa de Leis votará as medidas polêmicas, o Orçamento 2019 e o novo Estatuto da PC.

Nos bastidores, até então, havia certo receio de deputados e dos palacianos em bater de frente com delegados e policiais civis.  Mas a prisão por engano  de  Armando Cayres Almeida,  irmão do deputado Amélio Cayres (SD), os  encorajou a reagirem. Outro fator que contribuiu foi o fato da manifestação se transformar em palanque para opositores do Governador.

Segundo o Portal CT, a conversa de Carlesse  com deputados durou cerca de três horas. E eles decidiram "que vão aprovar em reunião conjunta das comissões da Assembleia na tarde desta quarta-feira, 27, todas matérias relacionadas à Polícia Civil, inclusive o polêmico Manual de Procedimentos da Polícia Judiciária, da forma como foi enviado pelo Executivo." Destaca a matéria. .

O veículo ainda cita que o  secretário estadual de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, vai à AL agora à tarde apontar as alterações possíveis nas matérias da PC, mas apenas questões menores. "Os itens mais polêmicos não sofrerão mudanças." Observa.

Ainda conforme o CT, sobre a Medida Provisória número 2, que trata do congelamento por 30 meses das progressões, o governador aceitou reduzir esse período para 24 meses. Deputados defendiam 18 meses.

A matéria cita ainda que essa MP só deve ser votada em reunião conjunta das comissões nesta quinta-feira, 28, após audiência pública prevista para ás 10 horas, com a presença de sindicatos e secretários de Estado. A audiência foi convocada pelos presidentes das comissões de Finanças, Nilton Franco (MDB), e de Defesa do Consumidor, Elenil da Penha (MDB).

Já a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Procuradores não será arquivada agora, mas ficará na "geladeira", sem prazo para voltar à pauta, segundo a  matéria.

A previsão é que até esta quinta-feira, todas essas matérias serão votadas em reunião conjunta das comissões e ficarão prontas para o plenário, que ainda deverá aprovar nesse mutirão o orçamento de 2019.

Leia +

http://araguainanoticias.com.br/noticia/56054/manifestacao-da-pc-em-frente-assembleia-acaba-em-palanque-para-criticos-e-adversarios-de-carlesse/