Calçada nivelada garante acessibilidade a população e conta ainda com centro-guia

Até março deste ano, a BRK Ambiental completou 25 km de rede de esgoto em Araguaína. Junto com a obra, está sendo instalada nova rede de água e calçada nivelada que garante acessibilidade a população.

Segundo o engenheiro da concessionária responsável por Araguaína, Lineu Machado, essa etapa da obra contabiliza 25.500 metros de rede de esgoto e 26 mil metros de nova rede de água. Além de 65 mil metros quadrado de calçada, que conta ainda com centro-guia para cegos.

Nova rede, sem perfurações no asfalto

O engenheiro explica que as regiões onde estão sendo feitas a rede de esgoto, a BRK está construindo nova rede de água nos dois lados da calçada. O objetivo é desativar a rede implantada no meio da rua e assim dar fim às perfurações no asfalto.

Depois de instalar as redes de esgoto e água, é a vez das calçadas padronizadas. Machado frisou que a empresa segue normas do município.

"As obras são executadas pela BRK Ambiental. A prefeitura fiscaliza e determina como tem que ser a calçada. A gente executa de acordo com o que eles pedem. Saímos daquele patamar de cada calçada numa altura e ficou tudo com acessibilidade".

No momento, as escavações vinham ocorrendo no centro, especificamente na Rua 2 de julho, foram suspensas devido a temporada de chuva. As equipes trabalham para pôr carga na rede de água.

"Já tem 15 mil metros de rede que a gente já pôs em carga e desativa a rede antiga, que fica fazendo monte de buraco na rua. É um benefício que a população demora ver. Mas depois ela vai perceber que não vamos mais rasgar o asfalto, usando rede nova nos dois lados da calçada".

Nova Estação

A previsão é que as obras sejam concluídas até o meio do ano. No segundo semestre, as equipes vão trabalhar na construção da nova estação de tratamento de esgoto localizada a 1,5 km do setor Barra da Grota. Lineu disse que a ETE será a mais moderna da região norte do Brasil.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/55270/usar-rede-de-esgoto-para-descartar-lixo-e-agua-da-chuva-causa-transtornos-populacao/