Tenente Coronel Francinaldo Machado Bó na sala do delegado Guido Camilo

O comandante de policiamento da Capital, tenente Coronel Francinaldo Machado Bó, entrou na quarta-feira (27) na sala delegado da Delegacia de Homicídios de Palmas para tentar impedir depoimento de um PM. Um vídeo gravado mostra a discussão entre o militar e o delegado responsável pelo caso,  Guido Camilo.

A informação e as imagens foram divulgadas nesta quinta-feira (28) pelo Jornal Anhanguera. Segundo a reportagem, o tenente- coronel invadiu a sala do delegado para tentar impedir o depoimento do soldado Silvestre Vieira de Farias Filho, preso na quarta-feira, 27.  O soldado dirigia a viatura da PM no último dia 20 de março no Jardim Aureny IV, que  atropelou o adolescente Leandro Rocha da Cunha, de 16 anos, que morreu no hospital.

O vídeo divulgado mostra a discussão entre o tenente-coronel Francionaldo e o delegado Guido sobre a prisão do soldado.   Em certo momento, o militar diz ao delegado que Silvestre não vai falar, que vai levá-lo para o quartel. Já o delegado retruca dizendo que é ele quem manda . Confira a transcrição do bate boca entre as duas autoridades.

PM: Agora por favor, dispensa meu militar que ele tem que voltar para o quartel dele, que lá que é casa dele.

Delegado: O senhor vai levar ele?

PM: Eu levo. [inaudível].

PM: Ele não vai falar nada não.

Delegado: Aqui.... Aqui o senhor não manda não.

PM: Eu não mando mesmo não. Eu não mando mesmo não.

- Delegado: Não. Aqui o senhor não manda não.

- PM: Quem disse que eu tô querendo mandar aqui?

Delegado: Tá? Aqui o senhor não manda não.

PM: Quem disse que eu tô querendo mandar aqui?

Delegado: Aqui o senhor não manda.

PM: Eu só tô falando que ele não vai falar nada não. Que ele vai voltar pro quartel dele.

Delegado: A senhora que está acompanhando ou é ele?

PM Mulher: Sou eu.

PM: Eu sou o comandante de policiamento da capital. Eu sou o superior dele. Eu sou o superior dele e num vou sair não.

Outra pessoa: Peço que o senhor dê licença.

PM: Num vô sair daqui.

Em outro trecho, o comandante de policiamento critica a iniciativa do delegado de pedir a prisão.

PM: Agora é brincadeira, viu? O negócio foi domingo, o cara é trabalhador, tem endereço fixo, tava trabalhando. Tem tanto bandido aí pra prender. Se ele estiver errado, que no final do inquérito configura isso que ele tá errado. Mas em dois dias, pedir a prisão do militar? É brincadeira.

O acidente

Segundo o laudo da pericia, a viatura seguia no mesmo sentido da bicicleta. Porém, o carro foi encontrado estacionado no sentido contrário. A viatura estava a mais de 45 km/h quando atingiu a bicicleta por trás, subiu em uma calçada e arrastou o adolescente, apontou a perícia.

A Polícia Militar disse que o comando da corporação não foi cientificado sobre o conteúdo do vídeo. A nota afirma que assim que for cientificado, o comando adotará as medidas cabíveis.

(Com informações do G1 Tocantins)