Vereador Marcus Marcelo
O vereador Marcus Marcelo (PR) apresentou requerimento ao Poder Executivo, no último dia (25), solicitando estudo para a implantação de lixeiras subterrâneas em  Araguaína.
O parlamentar argumenta que as cidades estão se tornando cada vez mais conscientes dos problemas relacionados aos métodos convencionais de coleta de lixo. Além de visualmente prejudicar a imagem, a presença de lixo a céu aberto pode trazer muitas doenças às pessoas e colocar a saúde pública em risco. Situação que gera mais gasto ao poder público, por isso o prevenir é melhor do que o tratar.
"O problema do lixo, infelizmente, ainda é uma realidade presente em muitos municípios e que ganhou ainda mais força com o acelerado ritmo de consumo da sociedade, principalmente em nossa cidade que tem crescido cada vez mais o número de habitantes" disse o parlamentar em comunicado da assessoria.

Entenda como funciona

 
Com pouco mais de um metro de altura, a lixeira subterrânea pode até parecer uma lixeira comum à primeira vista, porém ao colocar o lixo dentro do recipiente, logo percebemos que tem algo diferente. Um fundo falso liga o recipiente da superfície a um contêiner subterrâneo localizado a mais de dois metros abaixo do nível da calçada.
A idéia é justamente acabar com o acúmulo de sacos de lixo nas calçadas, evitando que ele se espalhe. Além disso, todo o resíduo reciclável e orgânico é separado e transportado para locais diferenciados.
 Outro diferencial é que, devido à grande capacidade, a lixeira subterrânea exige menos viagens das empresas coletoras de lixo, o que representa uma boa economia nos gastos de transporte e também na queima de combustível fóssil para transportar dezenas de caminhões de lixo pela cidade.