Assembleia de prestação de contas anual da Cooperativa de Crédito Sicredi em Araguaína.

A Cooperativa de Crédito Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia promoveu nesta terça-feira (2) assembleia geral em Araguaína. Realizado no Parque de Exposição do Sindicado Rural, o encontro mostrou a força do cooperativismo, que registrou crescimento de 85% de associados na agência da cidade no ano passado.

Estiveram presentes mais de 200 associados. O evento anual apresentou a prestação de contas de 2018 aos associados, mostrando resultados, crescimento e investimentos. A assembleia também deliberou sobre o plano de negócios da cooperativa para 2019, já que são nesses encontros que os associados, enquanto donos do negócio, votam sobre as decisões.

A assembleia foi aberta pelo gerente da agência de Araguaína, Otoniel Martins Bertoldo, e conduzida pelo presidente do Sicredi, Celso Ramos Regis.

"Esse é o momento mais importante que a gente tem durante o ano para fazer com os associados. Para anunciar qual o plano para 2019, qual o resultado aferido em 2018 e para onde os associados querem investir esse resultado. Hoje é quando materializa a propriedade do associado com a cooperativa. Ou seja, é ele que decide o rumo do nosso negócio". Explicou o presidente Celso Regis sobre a importância do encontro.

De acordo com o presidente, novas agências serão inauguradas no Tocantins em 2019. Sendo novas agências em Taquaralto (Palmas), Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins, Araguatins e Araguaína.

Conforme balanço divulgado, a nível nacional o Sicredi registrou aumento de 17% no número de associados. Saiu de 3,4 milhões em 2017 e fechou o ano de 2018 com mais de 4 milhões de associados.

Esse avanço também foi registrado em Araguaína. De acordo com o gerente Otoniel Martins, a agência da cidade passou de 543 associados em 2017, para 1.009 no final de 2018. Evolução de 85% de crescimento.  Os recursos totais da agência também alcançaram a expressiva marca R$ 20,9 milhões, aumento de 242% comparado com 2017.

Diante do cenário positivo, Otoniel destacou que esse crescimento se deve ao modelo diferente do cooperativismo. "Ele traz uma forma diferente de se ver a instituição financeira. Porque você entra como participante, entra como dono, você faz parte desse negócio. Além de você ter direito, tem participação no resultado".

O gerente finalizou destacando o sucesso da assembleia em Araguaína, que teve casa cheia. "A nossa aceitação está sendo muito boa, os números mostram que tem sido cada vez maior. Temos ultrapassado a casa de 200% de crescimento. Nosso grande diferencial é a transparência. Até o salário do presidente foi falado aqui dentro".

Ao final da apresentação, os convidados participaram de um jantar como forma de confraternizar os resultados. As assembleias de prestação de contas do Sicredi estão sendo realizadas em todas as cidades onde a cooperativa tem agências.