Prefeito recebeu o médico Raphael Luiz Haikel Junior, do setor de expansão do Hospital de Amor de Barretos

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, recebeu no último dia 29 o médico Raphael Luiz Haikel Junior, do setor de expansão do Hospital de Amor de Barretos (HA). Na reunião, foram definidos os detalhes para concessão do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Norte para o hospital. No local, será instalada uma unidade de prevenção contra o câncer.

"A sessão de uso será com condicionantes de prestação de serviço. Enviaremos o projeto para aprovação na Câmara de Vereadores e também no Conselho Municipal de Saúde. Estamos nos adiantando para estarmos prontos para instalação", afirmou Dimas.

As adaptações que transformarão a UPA no Centro de Prevenção da Saúde da Mulher já contam com emenda impositiva no valor de R$ 6 milhões, que é aguardada pelo HA para até o final do ano.

O local terá realização de exames e diagnósticos de mamografia e preventivo do câncer de colo do útero (PCCU), também conhecido como Papanicolau e poderá receber pacientes dos 64 municípios da macrorregião de Araguaína. Além da unidade fixa, haverá ainda uma unidade móvel percorrendo as cidades.

"A mulher que está fora da área de cobertura acaba não sendo atendida e é preciso fazer o diagnóstico precoce. Por isso, vamos levar o acesso para essas mulheres e dar toda linha de cuidados", explicou o representante do Hospital de Amor.

Mudança de funcionalidade

A UPA da Vila Norte foi construída na gestão anterior, sem planejamento, sem previsão de custos para funcionamento e manutenção. Apesar de entregue, nunca chegou a funcionar. A atual gestão realizou diversas reuniões nos últimos anos com técnicos do Ministério da Saúde para conseguir alterar a finalidade da unidade.

Após o Decreto Federal nº 9380/18, que flexibilizou o uso da unidade para outras finalidades, a Prefeitura de Araguaína já havia conquistado a aprovação para instalação da Clínica Especializada da Mulher no prédio. Com a parceria do HA, o projeto será implementado.

UPA do Setor Araguaína Sul

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24 horas) de Araguaína está passando por uma obra de ampliação. Serão mais duas salas para acolhimento dos pacientes: uma para classificação de risco e outra onde aguardarão para consulta.

A mudança possibilitará a organização do fluxo das pessoas, que hoje são classificadas e retornam para a recepção, aguardando a consulta. A nova sala de espera para consultas ainda terá uma sala especial para acolhimento de crianças, com brinquedos.