Unitpac hoje é a instituição pioneira de um dos principais grupos educacionais do país, a Afya ? Educação, Saúde e Tecnologia

O dia 4 de abril marca os 20 anos do Unitpac, data que merece comemoração à altura. Motivos não faltam. A instituição, que em 1999 realizou a aula inaugural do então Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, o ITPAC, e ofereceu primeiro o curso de Pedagogia e, em seguida, o de Ciências Contábeis, é hoje uma instituição de ensino de excelência. O atual conceito 5, nota geral do Centro Universitário, coloca o Unitpac em um seleto grupo: a nota 5, a máxima conferida pelo MEC, é alcançada por apenas 1,6% das faculdades do Brasil.

Se hoje o portfólio soma 17 cursos de graduação e aproximadamente cinco mil estudantes, tudo começou com dois cursos e duas salas alugadas no antigo Colégio Desafio. Foi um projeto pioneiro e desbravador, coordenado pelos visionários Dr. Nicolau Carvalho Esteves, que até hoje permanece ligado ao grupo como presidente do conselho da Afya, holding que gere as instituições do grupo, além do então deputado Dr. Bonifácio José Tamm de Andrada e seu filho, Fabio Afonso Borges de Andrada.

Outra figura ímpar na implantação do ITPAC em Araguaína foi o Dr. Eduardo Novais Medrado Santos, clínico geral, destacado profissional e cidadão tocantinense, com ampla experiência em gestão de saúde. Atuou como secretário de Saúde de Araguaína e como secretário de Saúde do Governo do Tocantins. Durante as comemorações dos 15 anos do ITPAC, inclusive, Dr. Eduardo Medrado foi homenageado. O campus de Araguaína recebeu o seu nome como forma de agradecimento por tudo o que foi feito pela Instituição e pela cidade.

Em 20 anos, com muito trabalho, determinação e colaboração de gestores, professores, alunos e comunidade, a maturidade chega com status de sucesso ao UNITPAC, instituição que se sagra como o primeiro Centro Universitário de Araguaína e nos últimos anos acumula notas positivas em todas as suas avaliações. Há dois anos, ao tornar-se Centro Universitário, o que significa passar por avaliações mais rígidas, ter de ofertar mais pesquisa, extensão e qualidade de ensino inquestionável, o ITPAC virou Unitpac.

Além da dedicação do corpo administrativo e docente, este resultado se deve à excelente estrutura física, referência não apenas no estado, mas no Norte do Brasil, ao investimento em modernas e tecnológicas metodologias de ensino e, também, ao Ecossistema de Inovação, formado por PEQUITEC (Parque Tecnológico), Mustang Laboratório de Inovação e Fundação Nicolau Carvalho Esteves, que fomentam empreendedorismo, novos projetos, empresas, produtos, startups e as mais variadas ideias em toda a comunidade acadêmica.

Os números são de dar orgulho: mais de 10 mil profissionais formados, 480 colaboradores e professores, 67 laboratórios e centros de treinamentos. Atualmente a instituição é gerida pela reitora Suzana Salazar de Freitas Morais; pela Pró-Reitora de Graduação, Fabiana de Andrade Bringel; pelo Pró-Reitor Administrativo e Financeiro, Aristóteles Júnior; pela coordenadora administrativa financeira, Tatiane Alves Silva Ferreira, e pela coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (CoPPEx), Katiane Ribeiro Lopes.

O Unitpac hoje é a instituição pioneira de um dos principais grupos educacionais do país, a Afya ? Educação, Saúde e Tecnologia, que conta com 9 unidades no país e já desponta como o principal grupo de formação médica da América Latina. Conforme a Reitora da unidade, Suzana Salazar de Freitas Morais, "acreditamos na região, investimos, trabalhamos muito e, com nossa comunidade acadêmica, construímos a primeira e maior instituição de um dos principais grupos educacionais do Brasil. Somos de Araguaína, somos do Tocantins, somos do Norte do Brasil. E com muito orgulho consolidamos este sonho que transforma vida de pessoas e contribui com o desenvolvimento de nosso país".

A gincana de encerramento do projeto Super Calouro, realizada no último dia 30, marcou o início das comemorações pelos 20 anos. As celebrações terão continuidade nas próximas semanas com uma missa e cerimonial comemorativo.

Unitpac 20 anos ? Com você em cada conquista