O primeiro suplente da senadora Kátia Abreu (PDT), bispo Guaracy Batista da Silveira, é o novo presidente do PSL do Tocantins. O partido do presidente Jair Bolsonaro era comandado pelo ex-deputado federal Antônio Jorge, mas o prazo da comissão tinha expirado em dezembro e não foi renovada até semana passada.

"Estamos recebendo esta missão e queremos, com ajuda de nossos companheiros homens e mulheres de bem, construir juntos um partido forte no Tocantins", disse bispo Guaracy ao CT. O suplente de senador assumiu a presidência no dia 26.

Ele afirmou que vai dar lugar "a todos os companheiros partidários para uma ativa participação, visando uma unidade que tenha por objetivo um PSL, um Tocantins e um Brasil pleno de realizações". "Para isto precisamos ouvir os amigos e companheiros, absorvendo a disponibilidades e competência de cada um", avisou.

Nas mãos de Kátia

O ex-candidato a governador do PSL em 2018 César Simoni disse ao CT que "não diretamente" mas a mudança de comando mostra que o partido está nas mãos da senadora Kátia Abreu (PDT). "Ninguém dúvida [de que ela assumiu indiretamente o PSL]", avaliou Simoni.

Para ele, o partido "voltou às origens". "Serviu para gestar o presidente e depois foi literalmente devolvido aos seus donos, Bivar e Rueda", criticou, numa referência ao presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, e ao vice, Antônio Rueda.

Para ele, essa mudança surpresa do comando do PSL "constituiu uma falta de respeito enorme, com todos os militantes que custearam a campanha do presidente com recursos de seus próprios bolsos". "Entregaram o partido aqui no Estado para pessoas que nada fizeram na campanha [de Bolsonaro]", disse.

Simoni disse que "sabe" que essa decisão da nacional "não passou pelo presidente Jair Bolsonaro". "Aliás, tenho a impressão que ele próprio se sente desconfortável nesse partido autofágico. Nada tenho contra o Bispo Guaracy, bem como em relação aos demais membros da executiva provisória agora nomeada. Não os conheço", observou.

Desfiliação

Ele disse que está deixando o partido "em respeito a todos os tocantinenses que nos honraram com seus votos, trabalharam na campanha acreditando em Brasil melhor, mas, infelizmente, os dirigentes desse partido não mudaram". "O PSL voltou ao que era antes, um partido fisiológico", lamentou.

Expirado

A comissão provisória do Partido Social Liberal (PSL) no Tocantins havia expirado em dezembro e bolsonaristas e a ala do então presidente Antônio Jorge disputavam o comando. O ex-deputado federal contou ao CT no início de fevereiro ter recebido a garantia de que permaneceria à frente da comissão do próprio presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, ainda em novembro.

Confira a nova composição do PSL estadual:

GUARACY BATISTA DA SILVEIRA

PRESIDENTE
26/03/2019 ? 25/09/2019 / Ativo
GEOVANE GERALDO LOPES DE BESSA
VICE-PRESIDENTE
26/03/2019 ? 25/09/2019 / Ativo
WALMIR JOAO DE LIMA
SECRETA?RIO- GERAL
26/03/2019 ? 25/09/2019 / Ativo
ANGELA MARIA CRUZ BORBA
PRIMEIRO SECRETA?RIO
26/03/2019 ? 25/09/2019 / Ativo
MANOEL DE OLIVEIRA FERNANDES
TESOUREIRO- GERAL
26/03/2019 ? 25/09/2019 / Ativo
DENILSON ALENCAR DA SILVA
PRIMEIRO TESOUREIRO
26/03/2019 ? 25/09/2019 / Ativo