Deputada entregou título de cidadão tocantinense ao ex-juiz e advogado Edson Paulo Lins.

A deputada estadual, Valderez Castelo Branco (Progressistas), fez a entrega do título de cidadão tocantinense ao ex-juiz e advogado Edson Paulo Lins durante Sessão Solene em homenagem aos 30 anos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB/TO). A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (05), na Assembleia Legislativa (AL), ocasião em que também foram condecorados cidadãos com relevantes serviços prestados ao Tocantins.

A deputada disse ser testemunha do trabalho e da vida pregressa de seu homenageado como juiz, Fundador do Rotary Club, Ex-Procurador-Geral do Município de Araguaína, Conselheiro Estadual e Federal da OAB e como Membro efetivo da Maçonaria.

"Edson e sua esposa, Maria José de Lins, são cidadãos comprometidos com as causas sociais. Portanto, esse título de Cidadão Tocantinense é um reconhecimento pelo seu trabalho. Como Advogado e ex-presidente por duas vezes da Subseção da Ordem em Araguaína, sinto que esta homenagem é mais especial ainda, por estar recebendo-a na Solenidade de comemoração dos 30 anos da OAB-TO", disse.

OAB/TO 30 anos

 

A seccional da entidade no Estado foi criada em 1º de abril de 1989 pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e sua primeira sede foi na cidade de Miracema. "Rogo a Deus para que a entidade se fortaleça ainda mais, para continuar defendendo a Constituição, a Ordem Jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas", afirmou.

Para o Presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, é uma honra presidir a instituição neste momento histórico, que marca a realização de 30 anos de luta em defesa das prerrogativas da advocacia e dos direitos da sociedade tocantinense. "A OAB está sempre pautada pelo diálogo institucional e construtivo com as instituições do Estado", disse.

Ex-presidentes

 

Em entrevista à imprensa, a deputada também lembrou a importância dos ex-presidentes Dr. Augusto de Souza Pinheiro (IN MEMO), Dr. Coriolano Santos Marinho, Dr. Luciano Ayres da Silva, Dr. Ercílio Bezerra de Castro Filho, Dr. Epitácio Brandão Lopes e Dr. Walter Ohofugi Júnior na consolidação da OAB-TO.

Também sobre a importância para a Subseção da OAB de Araguaína, Valderez ressaltou o trabalho desenvolvido pelo atual presidente, Dr. José Quezado, e dos ex-presidentes Dr. João dos Santos Chaves, Dr. Walter Ata Rodrigues Bitencour, Dra. Ivair Martins dos Santos Diniz, Dr. Paulo Roberto da Silva, Dr. Edson Paulo Lins, Dr. Célio Alves de Moura, Dr. Cabral Santos Gonçalves, Dra. Eunice Ferreira de Sousa Kuhn, Dr. André Luiz Barbosa de Mello e Dr. José Hilário Rodrigues.

Composição da mesa

 

Fizeram parte da mesa de honra o Vice-Governador, Wanderlei Barbosa, representando o Governador do Estado, Mauro Carlesse; o Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; os deputados federais Osires Damaso e Célio Moura; o Procurador-Geral de Justiça, Dr. José Omar de Almeida Júnior; o Defensor Público-Geral, Fábio Monteiro; o Presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga; a Procuradora-Geral de Palmas, Fernanda Nogueira de Lima, representando a prefeita Cinthia Ribeiro; a Vice-presidente da OAB/TO, Janay Garcia; a Secretária-Geral da OAB/TO, Ana Laura Coutinho; o Procurador-Geral da Assembleia Legislativa, Angelino Madeira; o vereador de Palmas Tiago Andrino, representando a União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET).

Homenageados

SESSÃO SOLENE OAB/TO 30 ANOS - LISTA DE HOMENAGEADOS
PRESIDENTE GEDEON PITALUGA JUNIOR
  EX-PRESIDENTES

CORIOLANO SANTOS MARINHO

AUGUSTO DE SOUZA PINHEIRO

LUCIANO AYRES DA SILVA

ERCÍLIO BEZERRA DE CASTRO FILHO

EPITÁCIO BRANDÃO LOPES

WALTER OHOFUGI JUNIOR

MÉRITO

RAIMUNDO ROSAL FILHO

RENATO JÁCOMO

ERNESTO CARDOSO LEITE NETO

BOLIVAR CAMELO ROCHA

  FUNDADORES

SÔNIA MARIA FRANÇA

JESUS CÂNDIDO ASSUNÇÃO

MÁRIO MARTINS SANTANA

HEBERT BRITO BARROS

SILVIO DOMINGUES FILHO

JUAREZ MOREIRA FILHO

  SUBSEÇÕES LUIZ CARLOS LACERDA (PARAÍSO) MANOEL BONFIM CORREA (GURUPI) JOÃO FERREIRA (PORTO NACIONAL) SEBASTIÃO FILHO (TOCANTINÓPOLIS) JOSÉ ADELMO DOS SANTOS (ARAGUAÍNA) JOSÉ FERREIRA TELES (GUARAÍ) JOSÉ MARCELINO SOBRINHO (COLINAS) PALMERON DE SENA E SILVA (TAGUATINGA) RENATO SANTANA GOMES (ARAGUATINS) TERESA DE MARIA NUNES (PEDRO AFONSO) JALES JOSÉ COSTA VALENTE (DIANÓPOLIS) TRAJANO COELHO NETO (MIRACEMA) MIGUEL CHAVES RAMOS (ALVORADA)   DEMAIS HOMENAGEADOS

SORAIA GLÓRIA DE AQUINO PINHEIRO

HELVÉCIO DE BRITO MAIA NETO

EDSON PAULO LINS

JOSUÉ ALENCAR AMORIM