Abraham Weintraub, novo ministro da Educação de Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (8) a saída do ministro Ricardo Vélez Rodríguez do Ministério da Educação. Em mensagem publicada no Twitter, Bolsonaro informou que o economista e professor Abraham Weintraub assumirá a pasta. Com isso, o presidente afasta uma disputa política pelo cargo que se anunciava entre políticos, seguidores do escritor Olavo de Carvalho e militares.

Vélez foi recebido por volta das 10h no Palácio do Planalto. A demissão dele era dada como praticamente certa desde a sexta passada, quando Bolsonaro declarou à imprensa que a gestão de Vélez não estava funcionando bem no Ministério da Educação.

Abraham é secretário-executivo da Casa Civil, número dois da pasta do ministro Onyx Lorenzoni. Ele e o irmão, Arthur Weintraub, participaram da campanha de Bolsonaro e atuaram no governo de transição. O novo ministro da Educação colaborava com o governo.

Bolsonaro reconheceu, em café da manhã com jornalistas na última sexta-feira, que a gestão no Ministério da Educação não está funcionando e adiantou que terá hoje uma conversa decisiva com o auxiliar. No fim de semana, Olavo chamou o "afilhado" político de "traiçoeiro" e sinalizou apoio à sua eventual demissão.

Vélez havia afirmado na sexta-feira que não iria entregar o cargo e só sairia se fosse demitido. O colombiano é o segundo ministro a cair. O primeiro havia sido Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência), que deixou o governo após entrar em confronto com Carlos Bolsonaro e, em seguida, com o próprio presidente.

Perfil

Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Weintraub foi executivo do mercado financeiro, atuou no grupo Votorantim e foi membro do comitê de Trading da BM&FBovespa. Em 2016, coordenou a apresentação de uma proposta alternativa de reforma da previdência social formulada pelos professores da Unifesp. Weintraub atua como secretário executivo da Casa Civil, sob o comando de Onyx Lorenzoni. Ele assumirá o lugar do colombiano Ricardo Vélez. (Com informações da Agência Brasil)