Esta foi a 23ª vez em que Araguaína realizou o espetáculo, nesta edição com 300 atores em sete cenários diferentes

Mais de seis mil pessoas estiveram presente no Eco Parque Cimba para assistir ao espetáculo Via Sacra, nesta sexta-feira, 19. Esta foi a 23ª vez que Araguaína acompanhou as passagens marcantes de Jesus Cristo. Uma festa que celebra tradição e ainda continua sendo uma atração imperdível para o público.

Moradora de Tocantinópolis, a aposentada Maria do Socorro dos Anjos, 51 anos, aproveitou a visita à filha que mora em Araguaína para assistir à peça pela primeira vez. "A Via Sacra é famosa lá na minha cidade, tenho amigas que vêm para cá todos os anos só para ver. Já estava curiosa para ver também", comentou.

Sentada numa cadeira à beira da grade, dona Luzia Ribeiro, de 78 anos, também acompanhou o espetáculo também inédito para ela. De acordo com a filha que a acompanhava, a comerciante Graça Ribeiro, 55 anos, a mãe sempre ficava muito doente durante a época da Páscoa, o que a impossibilitava de assistir. "Minha mãe é muito cristã. Fazia tempo que queria trazer ela aqui", disse Graça.

Para o prefeito em exercício, Fraudneis Fiomare, a celebração é importante para incentivar a cultura e a economia local. "A Via Sacra já se tornou uma data de turismo religioso para Araguaína, quando nós recebemos pessoas de várias cidades para assistir. E ainda é um fomento à cultura do teatro, mesmo para o figurante, que vai ganhando gosto e pode vir a ter mais participação".

Renovação na peça

A grande novidade da apresentação deste ano foi a cena em que Jesus é visto andando sobre as águas e ainda faz com que as redes de pesca transbordem de peixe. Segundo um dos diretores, Paulo Egídio, a renovação da peça é importante não só para o público, mas para os atores também.

"O teatro agrega muitos valores, ele é multidisciplinar, por isso é legal sempre estar mudando. E pela continuidade dessa mudança nós vamos abrir um grupo teatral que vai sair do elenco da Via Sacra", comentou o diretor. Os interessados em participar das aulas podem entrar em contato com Secretaria Municipal da Cultura, localizada na Avenida Bernardo Sayão, no Entroncamento, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas ou pelo telefone 3411-5612.

Tradição

A Via Sacra de Araguaína, realizada há 23 anos, é considerada um dos maiores espetáculos a céu aberto do Tocantins. As cenas contam com vários personagens que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras até o caminho da Via Crucis, como a crucificação no Calvário, morte e ressurreição.

A peça teatral é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio das secretarias da Infraestrutura e da Saúde, além da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).