Superior Tribunal de Justiça vai decidir se investiga Carlesse e onde Valderez será investigada.

O Juiz Francisco Vieira Filho, da 1ª Vara Criminal de Araguaína, remeteu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) dois inquéritos que apuram existência de servidores fantasmas no Governo do Tocantins. Isso porque dois investigados, Mauro Carlesse e Valderez Castelo Branco, possuem Foro Privilegiado.

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (22) pelo Jornal do Tocantins, numa reportagem de Lailton Costa.  Os inquéritos resultaram da Operação Catarse, deflagrada pela Polícia Civil, que resultou na prisão de duas servidoras suspeitas de serem fantasmas na Secretaria Geral de Governo.

Hayara Luana Rodrigues de Sousa e Maria do Socorro Fontes de Sousa, presas pela DEIC-Araguaína em março, confessaram ter feito campanha para Carlesse e Valderez.  O trabalho, conforme admitido, foi viabilizado por Valderez e recebiam do Estado, mas não trabalhavam na capital.

--O que foi dito pra mim é que eu ia trabalhar a disposição dela na campanha.  (...) Ir para a rua pedir votos.  Confessou Hayara, durante depoimento à Polícia Civil.

Maria do Socorro também confessou em depoimento que o trabalho na Secretaria de Governo foi arrumado por meio de Valderez e que trabalhou na campanha dela e de Mauro Carlesse. "Na política dela a gente trabalhou. (...) Trabalhei na campanha pra ele." Admitiu a servidora apontada como fantasma, que recebia R$ 1.200 por mês.

As duas servidoras exerceram cargos comissionados entre março e dezembro de 2018. Todavia, segundo o promotor Leonardo Gouveia Olhê Blank, a suspeita não é apenas de crime de peculato. "Mas (...) de desvio de dinheiro público para quitação de cabo eleitoral." Afirmou o promotor, segundo o Jornal do Tocantins.

Diante das evidências, o Juiz da Comarca de Araguaína remeteu os inquéritos ao STJ e deixou para a terceira instância decidir se compartilha ou não as provas dos autos.

O promotor Blank pediu que elas sejam compartilhadas com Procurador Regional Eleitoral, Álvaro Manzano e com promotores de Justiça de Palmas. Isso porque há outras ações contra o governador, incluindo um pedido de cassação do mandato.  Valderez  e Carlesse não manifestaram sobre a decisão. (Com informações do Jornal do Tocantins)

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/55520/servidoras-apontadas-como-fantasmas-revelam-ter-feito-campanha-para-valderez-e-carlesse/