Evento é gratuito, realizado simultaneamente em todo o país; em Araguaína, o início será às 9 horas, no miniauditório do Unitpac

Será realizado neste sábado, 18, o 5° Startup Day, um dia de palestras, bate-papo e troca de experiências, conhecimento, mentorias e inovação. O evento é gratuito e terá início às 9 horas, no miniauditório do Centro Universitário Unitpac. A Prefeitura é parceira do evento, organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O público-alvo são pessoas que tenham curiosidade pela atividade empresarial, mas ainda não possuem um negócio; empreendedores que já têm uma ideia, mas precisam de orientação sobre como desenvolvê-la; quem já iniciou um negócio e precisa desenvolver visão estratégica para superar a fase inicial; e aqueles empreendedores que já superaram a fase inicial e precisam alavancar o crescimento do negócio.

Programação

Após o credenciamento, haverá um bate-papo com os professores do Unitpac Marcello Schmidt, especialista em inovação e diretor do Parque de Empreendedorismo, Qualificação e Inovação de Araguaína (Pequitec); e Romualdo Fonseca, criador da startup Olá Rancho ? facilitando a vida do pequeno produtor. O tema da conversa serão os desafios do empreendedorismo e inovação na cidade.

Na sequência, o empreendedor Flávio Estevam compartilhará suas experiências com os participantes. Flávio é especialista em implantar negócios na internet em tempo recorde, criador de mais de 60 startups, como o Dinneer, startup de jantares compartilhados que está presente em 377 cidades de 43 países; e o Namoro Fake, que já atendeu a mais de 45 mil clientes em 54 países.

Fechando a manhã, haverá sorteios de brindes e o lançamento oficial do 2° Hackathon Agrotech, evento realizado no Parque de Exposições Dair José Lourenço, durante a Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara). O Hackathon reúne hackers, programadores, desenvolvedores, inventores, empreendedores e afins, desenvolvendo soluções integradas à tecnologia de gestão, sustentabilidade e logística para problemas reais do agronegócio.

À tarde será realizada a maratona de inovação, onde equipes terão o desafio surpresa de desenvolver soluções para um problema real de uma instituição.

Incentivo ao empreendedorismo

Desde 2014, a Prefeitura de Araguaína, em parceria com o Sebrae, também realiza o Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP) nas escolas municipais. O objetivo é estimular o empreendedorismo e a criatividade entre as crianças. Neste ano, o JEPP atenderá a mais de 6 mil alunos, que contarão com aulas de desenvolvimento de estratégias de produtividade e comercialização de produtos.

Um falso vendedor de veículos está usando indevidamente o nome do presidente da UVET e vereador de Araguaína, Terciliano Gomes (PDT) para aplicar golpes.  O parlamentar registou ocorrência nesta terça-feira (14) e a Polícia Civil já se encontra investigando o caso.

O golpe é bem elaborado, pois para aparentar verdadeiro, o golpista utiliza informações de anúncios reais. Ele pega fotos verdadeiras, quilometragem e dados dos veículos para fazer o falso anúncio no OLX. Inclusive, conversa com o anunciante verdadeiro, pega endereço e manda possíveis compradores para olhar pessoalmente o carro ou moto.

Porém, pede ao interessado a fechar somente com ele, pois terá o desconto. É neste momento que o cliente começa a cair no golpe. Segundo o Boletim de Ocorrência, o vendedor deixa o número para os interessados entrarem em contato. Ele utiliza a foto e o nome do vereador Terciliano Gomes no perfil do WhatsApp para conversar com as pessoas e fechar o negócio.

O vendedor alega estar viajando e pede um sinal para reservar o carro ou moto para o cliente, com o devido desconto vantajoso. Por um usar o nome de uma figura pública e conhecida, alguns acreditam e depositam uma parte do dinheiro, mas o golpista desaparece.

Por esta razão, o parlamentar fez a denúncia à Polícia Civil para investigar o caso. "Nunca vendi e nem estou vendendo veículos (motos e/ou carros) nem autorizei pessoa alguma a fazê-lo em meu nome, seja por meio das redes sociais, ou em sites ou em lojas." Explicou o parlamentar, frisando ser vítima.

O delegado Regional de Araguaína, Fernando Rizério Jaime, divulgou um alerta sobre ocorrências desta natureza. Orientou aos compradores a redobrarem os cuidados nas compras virtuais e a evitar fazer o pagamento sem o contato pessoal e as devidas formalidades.

E sobre o caso específico do vereador Terciliano, o delegado Fernando Rizério frisou. "Está sendo vítima juntamente com as pessoas as quais o estelionatário tenta obter vantagens financeiras."  Ainda conforme o delegado, há outros casos de uso indevido de nomes de figuras públicas.