Câmara e UVET se juntaram para mobilizar os parlamentares.

A União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET) juntamente com a Câmara Municipal de Palmas anunciou que vai promover encontro com parlamentares de 47 municípios atendidos pela BRK Ambiental. O objetivo é debater a qualidade, os subsídios e, principalmente, os valores da água e esgoto praticados pela concessionária.

Os municípios atendidos pela concessionária representam 85% da população do Tocantins. A data ainda será definida entre os participantes, mas deve ocorrer em até 15 dias.

O presidente da UVET, vereador de Araguaína, Terciliano Gomes (PDT), ressaltou a importância da ampla discussão sobre o assunto. "A UVET foi provocada para este debate, em que trataremos sobre as práticas da BRK. Existem diversas particularidades dos municípios que precisam ser ouvidos, por isso é importante pontuar e elencar todas as demandas", ponderou.

Para o vereador de Palmas, Milton Neris (PP), os grandes municípios têm responsabilidade sob os pequenos, no que diz respeito aos valores arrecadados pelos serviços prestados pela BRK.

"Nossa discussão se dá pela responsabilidade que a Capital tem em relação aos demais municípios, por conta dos subsídios cruzados, além da população que precisa ter conhecimento daquilo que está pagando. O legislativo unido pode ser protagonista de um assunto que interessa toda a nossa população", explicou o parlamentar.

Milton destacou ainda que "a tratativa com a BRK não se dá por um simples entendimento político, pois a empresa é regulada e fiscalizada como órgão público, com planilha estabelecida pelo órgão de regulação".

Ação de parlamentares

Seguindo exemplo de Gurupi, as Câmaras de Araguaína e de Miracema aprovaram inquérito para investigar o contrato dos municípios com a BRK Ambiental. Em Palmas, os vereadores aprovaram decreto que extinguiu dois aditivos que, segundo eles, abririam possibilidade de a empresa incluir na tarifa investimentos sem qualquer relação com o saneamento básico. (Com informações da Ascom/Câmara de Palmas)