Na quarta-feira, 5, alunos da rede municipal entregarão mudas nativas no Bairro JK para recuperação da mata ciliar do Rio Lontra

Contribuir com a coleta seletiva, reutilizar pneus usados para cultivo de horta e plantar árvores são exemplos de boas práticas ambientais de fácil realização. Essas e outras atividades serão temas de palestras para crianças e adolescentes e exercícios com a comunidade, na Semana do Meio Ambiente. As ações começam na próxima segunda-feira, 3, e vão até a sexta-feira 7.

De acordo com o educador ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Edilmo Azevedo, a intenção da programação é incentivar práticas simples que podem melhorar a qualidade de vida da população. As atividades de conscientização irão propor um papel ativo da comunidade na sustentabilidade.

"São ações que os moradores podem fazer com facilidade e que fazem muita diferença para o Meio Ambiente. Colocar o lixo para fora somente no horário do caminhão, por exemplo, evita que animais rasguem os sacos e espalhem os resíduos que podem parar dentro das bocas de lobo e, consequentemente, indo para os córregos", afirmou o educador.

Indo até às escolas

A abertura da programação será na Escola Municipal Domingos Sousa Lemos, na segunda-feira, 3, às 9h30. Cerca de 150 alunos devem participar de uma palestra de conscientização ambiental pela manhã, e mais 150 pela tarde, às 15h30. A mesma programação será realizada no Colégio Pré-Universitário, no dia seguinte, na terça-feira, 4, também no mesmo horário.

Arborização urbana

Na quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos da Escola Ademar Vicente Ferreira percorrerão o Bairro JK entregando mudas nativas. Batizada de Salve o Rio Lontra, a ação pretende contribuir com a recuperação da mata ciliar local. A caminhada terá início na quadra do bairro, às 7h30.

Plantio no parque

O Eco Parque Cimba receberá o plantio de mudas frutíferas nas proximidades do lago, na quinta-feira, 6, às 16 horas. A atividade terá participação dos alunos da Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi).

Segundo o diretor municipal de Parques e Jardins, Alcy Juninho, o objetivo é fornecer alimentos para os peixes e aves. "São árvores furtivas e nativas, como embaúba, açaí, cupuaçu, bacaba e buriti", detalhou.

Produção de alimentos

Finalizando a programação, na sexta-feira, às 15 horas, a Escola Municipal Aurélio Buarque, na Vila Rosário, receberá uma oficina de horta com reutilização de pneus usados e água expelida pela ar-condicionado.

A intenção é incentivar os pais e alunos a reproduzirem o modelo usado na escola como uma opção para consumir alimentos mais frescos, além de ser um exemplo de sustentabilidade para as crianças.

Programação Dia 3 (segunda-feira)

9h30 e 15h30 ? Palestra: Conscientização e Preservação do Meio Ambiente (Escola Municipal Domingos Sousa Lemos, Setor Ana Maria).

Dia 4 (terça-feira)

9h30 e 15h30 ? Palestra: Conscientização e Preservação do Meio Ambiente (Colégio Pré-Universitário, Setor Rodoviário).

Dia 5 (quarta-feira)

7h30 ? Caminhada para preservação do Rio Lontra, com distribuição de panfletos e mudas (saída da quadra de esportes do Bairro JK).

Dia 6 (quinta-feira)

16h ? Plantio de mudas no entorno do lago do Parque Cimba.

Dia 7 (sexta-feira)

15h ? Oficina para confecção de horta orgânica com pneus usados (Escola Municipal Aurélio Buarque, Vila Rosário).