Aeroporto de Araguaína

A Câmara Municipal debateu na tarde desta segunda-feira (10) sobre a situação do Aeroporto de Araguaína, cuja sessão contou com a presença de empresários. Além da senadora Kátia Abreu (PDT), os deputado federais Célio Moura (PT),  Tiago Dimas (SD) e o deputado estadual Jorge Frederico (MDB).

Logo no início, o Secretario de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Ângelo Marzola Júnior, falou sobre a situação do projeto de ampliação do Aeroporto de Araguaína.  Garantiu que a prefeitura já desapropriou a área e retirou 100 famílias, que serão impactadas com a obra. "Já fizemos o dever de casa".

Por outro lado, Marzola disse que o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) agora surgiu com uma nova  exigência, considerada por ele como absurda, para liberar voos em jato.

"Temos que derrubar duas antenas, uma da OI e outra Embratel, no Daira para descer jato. (...) Quando é que vamos dar conta de tirar uma antena da Embratel. (...) Isso é um absurdo".  Criticou Marzola.

Em seguida, o Secretario frisou que decolou dois jatos particulares de Araguaína. "E não foi fator impeditivo a antena que está no Dairara há 20 anos. (...) Estão criando empecilhos técnicos desnecessários." Disse o secretário Marzola.

Ele ainda frisou que a ampliação do Aeroporto de Araguaína é uma necessidade e já há outras empresas interessadas em operar na cidade.

Errata: O AN citou que a exigência era da ANAC, conforme dito pelo Secretário Marzola na Câmara.  Entretanto, a Assessoria da prefeitura entrou em contato e informou que ele se equivicou, sendo que o correto é Cindacta.