Senadora Kátia Abreu durante audiência na Câmara de Araguaína.

Em Araguaína, a senadora Kátia Abreu (PDT/TO) discutiu a ampliação do aeroporto da cidade, numa audiência pública que aconteceu na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (10).  Kátia fez uma apresentação das questões que envolvem infraestrutura, investimento e operação em aeroportos.  A audiência foi uma solicitação dos vereadores Terciliano Gomes (MDB) e Ferreirinha (MDB).

A senadora explicou que a questão de ampliação do aeroporto de Araguaína deve ser dividida em duas partes: a primeira são os investimentos que devem continuar sendo feitos para melhorar cada vez mais a estrutura do aeroporto de Araguaína; e a segunda é sobre a necessidade de ter solicitação de companhias aéreas , feitas à ANAC, para operar no terminal.

Conquistas

Em busca de soluções, Kátia  tem conversado com companhias de voos comerciais, a exemplo da Azul Linhas Aéreas. A empresa garantiu à senadora que irá operar na cidade de Araguaína em jato Embraer, com capacidade para 100 passageiros.

Durante a reunião com Kátia Abreu, a Diretora de Relações Institucionais da Azul, Patrizia Xavier, afirmou que a empresa vai emitir uma carta de intenção para garantir a oferta do voo. A operação está condicionada à conclusão das obras no terminal de Araguaína, e os recursos estão disponíveis pelo Fundo Nacional de Aviação Civil, para a prefeitura da cidade

Kátia Abreu se reuniu também, na semana passada, com o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), José Ricardo Botelho. Ele informou que o aeroporto de Araguaína está apto para receber até cinco voos diários de aviões jatos, que são aeronaves maiores que as que operam atualmente em Araguaína, as de modelo turbo-hélice.

"É necessário lembrar que os investimentos da iniciativa privada só irão empreender se tiverem segurança para os seus negócios. O país atravessa uma crise, mesmo assim empresas estão interessadas em operar na cidade e a ANAC está garantindo que há condições para ampliação dos voos comerciais, só precisamos do interesse das companhias aéreas", informou Kátia Abreu.

O vereador Terciliano disse que "Araguaína caminha na direção de melhores dias, para isso não tem partido político, tem ação política em favor do desenvolvimento da cidade." Ele parabenizou a senadora Kátia pela gestão que está fazendo em Brasília em busca das soluções para Araguaína.

Saiba mais sobre a audiência na Câmara

http://araguainanoticias.com.br/noticia/59213/empresarios-dizem-que-luta-pelo-aeroporto-de-araguaina-so-para-quando-descer-o-1o-jato/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/59188/cindacta-exige-retirada-de-antenas-da-oi-e-embratel-no-daiara-para-autorizar-voos-de-jato-em-araguaina/