Senadora Kátia Abreu no senado durante aprovação da criação da UFNT

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (12), relatório da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A nova instituição, que será um desmembramento da Universidade Federal de Tocantins (UFT), terá sede em Araguaína.

Depois de tramitar por três anos na Câmara dos Deputados, após chegar ao Senado o projeto foi relatado por Kátia Abreu na Comissão de Constituição e Justiça, e pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO) na Comissão de Educação antes de ir para o Plenário.

Kátia Abreu destacou que a nova universidade terá orçamento próprio e independência. O projeto prevê que cursos, alunos, e cargos dos campi da UFT de Araguaína e de Tocantinópolis sejam automaticamente transferidos para a UFNT. Além disso, cria os campi de Xambioá e de Guaraí.

"Depois de três anos tramitando na Câmara, conseguimos em 30 dias aprovar o projeto em duas comissões, e, agora, no Plenário.  O Tocantins agradece a todos os parlamentares que deram celeridade para a criação dessa universidade, que vai fazer a diferença não só para os jovens do meu estado, mas também para os estudantes do sul do Maranhão, Sul do Piauí, do sul do Pará. Todos terão uma nova perspectiva", afirmou.

Na segunda segunda-feira (10) na Câmara de Araguaína Kátia relembrou que a criação da UFNT foi o úiltimo pedido dela atendido pela presidente Dilma Roussef, há três anos. " Um mês antes de sair eu pedi a ele encaricidamente que realizasse esse meu sonho. E ela [Dilma]mandou o projeto de lei criando três universidades no Brasil. (..) Uma delas é a nossa [UFNT].  " Disse a senadora, ex-ministra da Agricultura do Governo Dilma.

A Universidade Federal do Tocantins manterá sua sede na capital - sob comando do reitor Luís Eduardo Bovolato ? além dos campi de Gurupi, Arraias, Miracema e Porto Nacional. Já a UFNT terá um novo reitor.

O próximo passo, afirmou Kátia Abreu, é reunir apoio dos três senadores e dos oito deputados federais do Tocantins em torno da criação do campus da UFNT de Araguatins.

A senadora agradeceu ao trabalho desenvolvido pelo reitor da UFT, professor Bovolato, e pelo ex-reitor Márcio da Silveira. Destacou que, à época da criação, em maio de 2016, era ministra da Agricultura. "Trabalhei junto ao Executivo para que esse sonho saísse do papel quando era ministra e é uma alegria vê-lo se tornando realidade. Temos que continuar trabalhando para fazer do Tocantins o estado do conhecimento e da oportunidade", afirmou.