O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, participou na manhã desta terça-feira, 18, da formatura de 639 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio de instruções da Polícia Militar (PM) nas escolas. Após a entrega dos certificados, Dimas ainda esteve na abertura da consulta pública regional do Plano Plurianual (PPA), onde propôs demandas do Municípios para o exercício estadual de 2020 a 2013.

"Acho que é um trabalho muito importante porque abre os olhos das crianças sobre as drogas que nem sempre se tem liberdade de tratar em casa. Os pais tem dificuldade para tratar desses assuntos e a PM tem feito um brilhante trabalho nesse sentido", afirmou Ronaldo Dimas dando destaque do programa com o Município.

O evento realizado na Escola Municipal Domingos de Sousa Lemos foi de certificação de alunos de oito unidades escolares municipais, uma estadual e uma particular. A cerimônia contou com a participação do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, secretários estaduais e municipais, deputados estaduais e vereadores de Araguaína. Além dos funcionários das escolas e pais que prestigiaram a colação de seus filhos.

Demandas importantes para a região

Da certificação dos alunos, Dimas seguiu para o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, onde junto com outros 14 prefeitos de municípios vizinhos fez parte da abertura da consulta pública regional do PPA. O documento define as prioridades do Governo Estadual para o período de quatro anos.

Em seu discurso, apresentou várias demandas entre os temas transporte, saúde, segurança, educação, desenvolvimento econômico e infraestrutura. Dimas contou sobre a mudança social obtida com a desocupação e desapropriação da Feirinha para construção de novo complexo, e planos para que nas proximidades seja instalado o complexo de delegacias da região.

"Já perdemos esse título, mas era o ponto de maior índice de criminalidade, especificamente de homicídios, do Estado. Nosso desejo é ver ali uma transformação para garantir que a lei permeie um fim ou redução drástica na criminalidade", lembrou o prefeito.

Investimentos na urbanização

Dimas também pediu a duplicação da TO-222 até o setor Novo Horizonte, demanda requerida desde o início da gestão Dimas e que tem apoio dos deputados estaduais. Falou ainda da necessidade de manutenção de outras estradas estaduais como exemplo do bom estado da rodovia citada. Entre as recuperações está a via que cruza o Distrito Agroindustrial e também dá acesso aos bairros rurais.

Novos prédios na saúde e educação

O prefeito propôs a construção de um novo prédio para abrigar o Hospital Regional de Araguaína (HRA) em nova localidade, longe do tráfego central do Município. A retomada da obra da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA), para ressocialização de jovens de toda região. E ainda a conclusão de duas escolas estaduais de tempo integral, nos setores Maracanã e Nova Araguaína.

Passagens para desenvolvimento como polo

Ronaldo Dimas pediu ainda a revisão de legislação aprovada na Assembleia Legislativa do Tocantins em relação ao desconto do ICMS sobre o combustível do avião e funcionamento terrestre. Para incentivar o investimento das empresas de tráfego aéreo no interior e atender as demandas por novos voos no Aeroporto Municipal de Araguaína.