Exercícios físicos moderados podem modificar o funcionamento do cérebro humano

Mais um benefício da prática moderada de atividade física: regular algumas atividades cerebrais como a memória. Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, concluíram que exercícios físicos moderados podem modificar o funcionamento do cérebro humano, afetando de maneira imediata a memória. A pesquisa foi publicada no Jornal da Sociedade Internacional de Neuropsicologia.

Na mesma linha desta pesquisa, estudos passados já relacionavam a prática regular de atividade física com a saúde cerebral, aumentando a produção de neurotransmissores e melhorando o raciocínio.

Esta pesquisa foi realizada com 32 idosos entre 55 e 85 anos, ativos fisicamente, que visitaram o laboratório duas vezes por semana. Enquanto o primeiro grupo fazia exercícios em uma bicicleta ergométrica durante 30 minutos, o outro apenas descansava. Os exercícios deveriam ser estimulantes mas não intensos a ponto de deixar os participantes esgotados.

Logo, todos os participantes (os que se exercitam e os que descansaram) participaram do mesmo teste de reconhecer os nomes de pessoas famosas enquanto tinham sua atividade cerebral monitorada através de ressonância magnética pela equipe de pesquisadores. Ao reconhecer os nomes, a memória semântica - relativa ao conhecimento sobre o que está ao nosso redor - era ativada.

Para a surpresa dos pesquisadores, que não esperavam ver alterações neste campo, a área do cérebro relacionada à memória se mostrou muito mais ativa depois da prática de atividade física do que do descanso. Para explicar os resultados, os pesquisadores compararam a memória a um músculo. Quando se começa a praticar uma atividade física, os músculos se esforçam para queimar energia mas, com a prática, eles se tornam mais eficientes e gastam menos energia para desempenhar a mesma atividade. Algo semelhante ocorre com o cérebro. A longo prazo, a prática de exercícios ajuda a regular algumas funções cerebrais como a memória.

Compreendendo a intensidade do exercício

Quando você está praticando alguma atividade aeróbica, como caminhar ou se exercitar em uma bicicleta ergométrica, a intensidade do exercício se relaciona com o grau de dificuldade da atividade. A intensidade do exercício também pode ser notada na sua respiração, em seu ritmo cardíaco, se você está suando ou quão cansado seus músculos se sentem.

A intensidade do exercício é uma medida subjetiva da dificuldade do exercício para você, ou seja, do esforço percebido. Seu nível de esforço percebido pode ser diferente ao de outra pessoa fazendo o mesmo exercício.

A freqüência cardíaca oferece uma visão mais objetiva da intensidade de um exercício. Em geral, quanto maior a frequência cardíaca durante a atividade física, maior a intensidade do exercício.

O esforço percebido pode nem sempre ser semelhante ao seu nível de frequência cardíaca, mas pode ser um guia geral para medir seu nível de esforço. Se você acha que está fazendo uma atividade intensa, sua frequência cardíaca é provavelmente maior do que o normal.

Para saber se a atividade que está realizando é moderada, siga estas dicas:

• Sua respiração está acelerada, mas você não está sem fôlego.
  • Você começa a transpirar após cerca de 10 minutos de atividade.
  • Você é capaz de conversar mas não de cantar.