Diversas agências de turismo têm apostado em pacotes específicos para o público da terceira idade

Ao contrário do que muitos pensam, sim, existe diversão na terceira idade. São muitos os benefícios de se viajar com uma certa regularidade, mesmo para quem é idoso.

Essas vantagens podem ser ainda mais proveitosas quando se está vivendo a terceira idade, ao contrário do que as pessoas acreditam. Já se foi o tempo em que os idosos passavam os dias em casa, realizando as mesmas atividades tranquilas e seguindo uma rotina mais calma.

Há alguns anos, era comum ver pessoas aposentadas se limitando a atividades domésticas ou pequenos passeios pela cidade, sem fazer nada além disso. Entretanto, graças a diversos fatores, como o avanço da tecnologia e a melhora da qualidade de vida do brasileiro, esse cenário vem se modificando.

Mesmo assim, muitos idosos que estão viajando têm dificuldades para encontrar programas divertidos e com a segurança necessária para a idade. Por isso, vamos oferecer ideias e alternativas para os que querem aproveitar a vida na melhor idade "turistando".

Viajar faz bem em qualquer idade

De acordo com dados do IBGE, já há mais de 24 milhões de brasileiros com 60 anos de idade. Isso representa uma parcela significativa da população e demonstra que é necessário pensar em viajar como uma atividade que possa ser realizada por qualquer um.

Por conta do número crescente de pessoas na terceira idade com mais energia e melhor qualidade de vida, diversas agências de turismo têm apostado em pacotes específicos para esse público. É possível encontrar atividades e destinos que agradam aos viajantes da melhor idade.

É claro que os devidos cuidados e proporções devem ser tomados, visto que é preciso estar mais atento a fatores diferentes. Apesar disso, é recomendável que pessoas na terceira idade tenham o hábito de viajar.

Os benefícios são inúmeros e vamos listar alguns a seguir. Entretanto, é importante lembrar que os idosos marquem a viagem apenas após um aval médico. Consultar um especialista antes de qualquer viagem ajuda a tornar tudo mais tranquilo e seguro.

Benefícios de se viajar na terceira idade

Não há atividade no mundo capaz de fazer bem para todas as faixas etárias como viajar. Por que seria diferente com aqueles que já contribuíram para o país e agora estão desfrutando do merecido descanso?

Algumas pesquisas foram realizadas e comprovam que viajar é uma atividade que traz mais felicidade do que comprar bens materiais. Quando falamos de viajar na terceira idade, então, os benefícios são ainda maiores. Vejamos a seguir:

  • Melhora na saúde física: normalmente, viajar é uma atividade que demanda um certo nível de exercício físico. Planejando passeios adequados para pessoas na melhor idade é possível ter experiências incríveis compatíveis com a saúde de cada um.
  • Melhora na saúde mental: sair da rotina e quebrar com padrões diários de vez em quando faz bem e ajuda a estimular a atividade cerebral. Se ficamos muito tempo realizando as mesmas tarefas, o nosso cérebro entra em um estado "automático" e acaba sendo prejudicado. Viajar é uma atividade que ajuda na estimulação da criatividade, imaginação e memória, ajudando a criar novas lembranças e recordar fatos antigos.
  • Melhora na saúde emocional: um aspecto super importante para a saúde de pessoas da terceira idade é a manutenção do equilíbrio emocional. Muitas doenças físicas podem decorrer de abalos emocionais e viajar contribui para que esse tipo de mal-estar seja evitado. Essa atividade contribui para o surgimento de emoções e sensações positivas, além de aumentar a autoestima e autoconfiança também.

Roteiros de viagens para a terceira idade

Se animou para viajar? Separamos algumas dicas e roteiros que combinam demais com a melhor idade. Agora, é só preparar a mala e curtir esses destinos.

Viajando para o interior

Seja de avião, de carro ou de ônibus, viajar para o interior é sempre bom para quem busca uma calmaria longe da rotina agitada da cidade. Destinos assim são bons para praticar atividades ao ar livre, como caminhadas leves, e aproveitar o ar puro do campo.

Sair da rotina e acordar mais tarde, comer comidas típicas e aproveitar o tempo mais ameno faz bastante diferença em uma viagem. É possível encontrar hotéis muito bons que oferecem uma estrutura de fazenda, o que ajuda a se conectar com o local.

Viajando para fora do país

Com a melhora na qualidade de vida, mais pessoas da terceira idade têm conseguido viajar para fora do país e realizar o sonho de conhecer outros lugares. Existem pacotes em agências de turismo totalmente voltados para esse público.

As atividades de uma viagem como essa são voltadas para quem está na melhor idade e precisa de um certo tipo de estrutura. Pontos turísticos famosos não ficam de fora, mas certamente a rotina de viagem não é tão pesada quanto costuma ser.

Viajando para região praiana

Para quem mora longe da praia, uma viagem para curtir o mar pode ser uma opção incrível. Não importa a idade, ficar com os pés na areia curtindo o sol é sempre revigorante. Entretanto, é preciso ficar atento a certos aspectos como o tempo de exposição ao sol.

Destinos praianos também são perfeitos para realizar atividades ao ar livre e ajudam bastante na reposição de vitaminas que nosso corpo precisa. O que não pode é esquecer de passar o protetor solar!

Está convencido de que é possível viajar na terceira idade e aproveitar do mesmo jeito? Tudo é uma questão de adaptação e, como esse é um movimento crescente, o mercado de turismo está cada vez mais adaptado para atender esse tipo de demanda, vale a pena aproveitar para marcar sua próxima viagem.