Se o inquilino não consegue pagar a parcela do aluguel, a seguradora cobre o débito de forma rápida e sem muita burocracia

Comprar a casa própria é o sonho de milhões de brasileiros, mas nem todo mundo consegue se preparar economicamente para fazer a aquisição à vista.

Mesmo o financiamento pode não ser muito acessível, já que nessa modalidade é preciso dar uma entrada de 30% do valor do imóvel. É, por isso, que o aluguel continua sendo muito procurado.

Se antigamente era difícil encontrar algum fiador, hoje em dia, está cada vez mais fácil apresentar uma garantia de aluguel. Uma das alternativas é o seguro-fiança.

Não faz ideia de como nem por quais motivos ele pode ser vantajoso para você? Temos algumas informações que podem te ajudar!

O que é garantia de aluguel

A garantia de aluguel, como o nome já indica, é algo que o inquilino deve oferecer ao dono do imóvel, antes de efetivamente se mudar, como garantia de que ele é uma pessoa confiável e que terá condições de arcar com o valor do aluguel.

Isso é uma prática muito comum no Brasil, embora nos últimos anos algumas imobiliárias que operam por aplicativo tenham trabalhado para derrubar a necessidade dessa garantia.

Modalidades de garantia de aluguel

Antigamente, a única garantia possível era apresentar um fiador que assumia o compromisso de pagar os aluguéis caso o inquilino tivesse algum problema de ordem financeira.

Com o tempo, os donos de imóveis e as imobiliárias também começaram a aceitar o seguro-caução. Nessa modalidade, o inquilino deposita o equivalente a três aluguéis em uma conta-poupança a que têm acesso tanto o dono quanto o inquilino.

Se o aluguel não for quitado por algum motivo, esse dinheiro deve ser usado para cobrir o saldo.

Nos últimos anos, algumas pessoas jurídicas (empresas) passaram a aceitar o papel de ser o fiador dos inquilinos. Para isso, elas criaram a modalidade do seguro-fiança.

O que é seguro-fiança

O seguro-fiança nada mais é do que uma modalidade de garantia de aluguel que substitui o fiador e o caução que são burocráticos e, muitas vezes, dispendiosos. Nesta nova forma, se o inquilino não depositar o aluguel, uma empresa faz o pagamento da parcela em débito para o dono do imóvel.

Como fazer um seguro-fiança

Primeiramente, para conseguir fazer um seguro-fiança, é necessário que o dono do apartamento ou da casa que a pessoa pretende alugar aceite essa garantia de aluguel.

Sim, os proprietários definem com quais garantias vão trabalhar. Hoje em dia, no entanto, é muito difícil não poder fazer um seguro-fiança.

Contactar uma seguradora

Bem, se o proprietário aceita a opção de seguro-fiança, então, é necessário procurar pela seguradora que apresenta as melhores vantagens e as melhores condições de pagamento. Atualmente, até alguns bancos oferecem esse serviço.

O pretendente deve apresentar alguns documentos para a seguradora. Geralmente, pede-se a documentação pessoal, como RG, CPF, além dos extratos bancários e holerites. Nesse estágio, a empresa avalia os riscos de ser a fiadora daquele determinado inquilino.

Eles são bastante rigorosos. Geralmente, exige-se que a pessoa receba, pelo menos, três vezes o valor do aluguel. A boa notícia é que as empresas aceitam que o futuro inquilino componha renda com outra pessoa.

As seguradoras também avaliam se o nome do pretendente está em algum serviço de proteção ao crédito, como o SPC. Se sim, as seguradoras tendem a negar o pedido.

Contrato e pagamento do seguro

Se os documentos estiverem corretos, a seguradora formaliza o contrato. O inquilino deve pagar o valor do seguro que pode ser parcelado e diluído no valor do aluguel. Ou seja, não é preciso reunir o valor total, como no caso do seguro-caução.

Vantagens do seguro-fiança

Se o inquilino não consegue pagar a parcela do aluguel, a seguradora cobre o débito de forma rápida e sem muita burocracia, por isso, para o dono do imóvel, esta é uma garantia bastante vantajosa. Mas não é só ele quem sai ganhando, não. O inquilino também tem as suas vantagens.

A primeira e mais óbvia delas é não precisar correr atrás de um fiador, nem precisar desembolsar três aluguéis para o seguro-caução. Ou seja, o seguro-fiança representa uma boa economia e menos dor de cabeça para negociar com o fiador.

Além disso, as seguradoras podem oferecer alguns serviços de assistência ao morador, como troca de chuveiros e pequenos reparos elétricos, instalação de eletroeletrônicos, troca de fechaduras e cópias de chave. Há apólices com serviços ainda mais complexos, como o de pintura e troca da fiação.

Viu só como o seguro-fiança pode ser uma boa opção para quem quer alugar um imóvel?