Os cães têm o

Os cães têm o poder de despertar o amor, isso não é segredo. Eles são carinhosos, atenciosos e se adaptam com facilidade na rotina dos seus donos. Contudo, de acordo com uma pesquisa do Journal of Epidemiology and Community Health, os benefícios de ter o animal vão muito além disso.

Os resultados comprovam que os cães têm o "poder" de baixar a pressão sanguínea dos donos e tudo porque conseguem acalmá-los e comove-los. E como diminuem a pressão sanguínea, eles são ainda capazes de reduzir o risco de doenças cardíacas nos donos.

Uma recente investigação partilhada pela Associação Americana do Coração afirma inclusive, que olhar para o cachorro faz com que o coração bata de uma forma mais benéfica para o próprio órgão.

A equipe do site PETSALEGRES acredita que em um simples momento de brincadeira, ou qualquer outra integração com o animal pode reduzir significativamente os níveis de estresse dos seus donos, afinal, nesses momentos a pessoa se desliga de tudo, inclusive dos problemas.

O estudo da Universidade Commonweatlh da Virgínia comprovou que essa "distração" com os cães em locais de trabalho ajuda ainda a aumentar a produtividade dos funcionários.

Uma pesquisa feita pelo aplicativo DogHero mostra que a maioria dos brasileiros gostariam de levar os animais de estimação para o trabalho. No levantamento foram entrevistadas 700 pessoas do país e 94% deles gostariam da presença dos peludinhos no local de trabalho.

Entre os profissionais que atuam especificamente em escritórios, 96,5% dizem gostar da possibilidade de levar o seu cachorro para o trabalho ou de contar no local com a presença de cães de colegas.

E não é apenas no trabalho que eles fazem sucesso, nos hospitais também. Estudos científicos comprovam que terapias com animais ajudam crianças no tratamento de várias doenças. Muitos hospitais pediátricos já permitem a entrada de cães para levar bem-estar aos pacientes.

Para os idosos os cães também são grandes aliados. Uma pesquisa da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido, avaliou 574 idosos com uma idade média de 79 anos. O estudo apontou que as pessoas que moravam com um cachorro possuíam um corpo equivalente a alguém dez anos mais novo.

O responsável pela pesquisa, Zhiqiang Feng, afirmou acreditar que ter um cachorro pode estimular a prática de exercícios e fazer com que idosos superem potenciais barreiras, como falta de incentivo, problemas com o clima e preocupações sobre a própria saúde.

Com todos os benefícios mencionados não é difícil perceber que ter um cão resulta em um menor risco de depressão. Os cachorros conseguem reduzir - e muito - os sintomas de depressão nas pessoas, uma vez que a interação humano-animal faz com que os hormônios fiquem mais equilibrados e sejam estimulados os neurotransmissores relacionados com a sensação de prazer e bem-estar.

Mesmo existindo o risco de alergia ao pelo do animal, a presença de um cão é ainda capaz de reforçar o sistema imunológico do dono. No caso das crianças, diz uma pesquisa publicada na revista Pediatrics, ter um cachorro na família faz com que todos fiquem mais protegidos e, por isso, sejam menos propensos a pegar gripes ou constipações.

Um estudo norte-americano diz também que os cães conseguem atenuar a dor física das pessoas e tudo graças à compaixão que têm com quem cuida deles. Ter um cão não só aumenta os níveis de felicidade como pode contribuir para uma vida mais longa, prazerosa e de qualidade.