Presídio Barra da Grota.
 

Um início de motim foi registrado na manhã desta quarta-feira (26) no presídio Barra da Grota, em Araguaína. De acordo com a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), a confusão aconteceu no pavilhão B, mas foi controlada pelos agentes penitenciário.

As informações são de que as visitas foram suspensas e uma grande movimentação se formou na frente do presídio.

Em nota, a Seciju explicou que "os reeducandos alojados no pavilhão B da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) subverteram a ordem e disciplina no pavilhão citado, descumprindo as normas de segurança previstas no Regimento Interno, imprescindíveis para o bom funcionamento da unidade prisional".

A pasta esclareceu ainda que a situação foi controlada e todas as celas estão sendo revistadas para garantir a segurança.

Rebelião

Em outubro do ano passado, os reeducandos do presídio Barra da grota fizeram uma grande rebelião. Na época, 28 homens saíram pela porta da frente levando uma professora e agentes como escudo humano. Eles passaram pelo bairro Barra da Grota, cruzaram a TO-222 e entraram na mata.

Na ocasião, 9 presos morreram em confronto com a polícia. Os reféns foram liberados depois de 24 horas. Os demais fugitivos foram recapturados nos dias e meses seguintes.